MDA e Embrapa realizam curso sobre boas práticas de fabricação em Irecê (BA)



A Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos do Rio de Janeiro, realizam de 6 a 9 de junho, em Irecê (BA), o Curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Esta é a 35ª edição do curso, que tem o objetivo de capacitar por meio de aulas teóricas e práticas, técnicos do setor público e privado para prestarem assistência técnica a agroindústrias familiares sobre garantia da qualidade de alimentos processados.

Coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos do Rio de Janeiro, o curso foi criado para capacitar os técnicos e torná-los em agentes multiplicadores em BPF. Após serem treinados, esses agentes vão levar aos técnicos da extensão rural que trabalham com agricultura familiar as normas aprendidas no treinamento, ligadas a  higiene e sanificação dos alimentos processados, evitando os riscos de contaminação, perdas ou depreciação dos produtos.

De 2006 a 2010, já foram contemplados 21 estados com 31 cursos em BPF  e  capacitados, aproximadamente, 817 agentes multiplicadores. Em 2011, o MDA e parceiros realizaram cinco cursos, e capacitaram cerca de 150 agentes multiplicadores. A previsão é realizar mais seis cursos ainda este ano, que beneficiarão em média 330 agentes multiplicadores.

 

Material didático

Devido à escassez de material adequado para apoio didático aos técnicos capacitados, em 2006,  pesquisadores da Embrapa, instituições de pesquisa e universidades, elaboraram o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF).  Revisado pelo MDA, o manual contém recomendações básicas para a aplicação das boas práticas agropecuárias e de fabricação na agricultura familiar. A partir desse material, com toda parte conceitual e metodológica dos cursos, são elaboradas apostilas em BPF para serem distribuídas aos agentes multiplicadores em treinamento.

Dos estados contemplados com os cursos, conseguiu-se a contrapartida necessária em recursos financeiros, instalações e materiais necessários ao cumprimento de uma programação que envolve exercícios de cunho teórico e práticos dentro das agroindústrias.

 

Programação

O curso de Irecê é direcionado, especificamente, para técnicos multiplicadores do município e de seu entorno envolvidos com agroindústria familiar. Nas aulas, serão abordados temas ligados a fiscalização e vigilância alimentar, princípios de microbiologia de alimentos, boas práticas de transporte e armazenagem, rotulagem nutricional de alimentos, entre outros.

A programação inicial dos cursos é feita no ano anterior ao de sua realização pela Rede Temática de Agroindústria e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em conjunto com todos os parceiros do Programa de Agroindústria da SAF/MDA. 

Para mais informações sobre o curso, os interessados devem acessar o site da Embrapa, ou entrar em contato por meio do telefone (21) 3622-9600.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



03/06/2011 17:58


Artigos Relacionados


Municípios do RS realizam seminário de boas práticas

PGU é finalista de concurso sobre Boas Práticas da CGU

Voto distrital é defendido em seminário sobre boas práticas legislativas

Trabalhos sobre boas práticas em defesa civil serão apresentados em Maceió

"Cidades no Futuro" integra série de palestras sobre boas práticas metropolitanas

Brasil participa de encontro no Paraguai sobre boas práticas na legislação para crianças e adolescentes