Inpe é indicado ao prêmio GreenBest 2011 por serviço de monitoramento de florestas



O monitoramento de florestas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concorre ao GreenBest 2011  na categoria Iniciativas Governamentais. Uma parcial divulgada pela organização do prêmio aponta os cinco mais votados pelo júri popular até o dia 14 de fevereiro. O Inpe integra esta lista, que foi divulgada em ordem alfabética para não revelar a posição dos concorrentes.

O GreenBest é o primeiro prêmio de consumo e iniciativas sustentáveis de abrangência nacional que elege as melhores iniciativas, atuações, projetos e produtos ligados à prática da sustentabilidade. No total serão premiadas 16 categorias, como personalidade, ONGs, materiais inovadores, entre outras. Cada categoria terá dois vencedores, um escolhido por júri de especialistas e o outro pelo público.

O monitoramento de florestas do Inpe foi indicado a concorrer ao prêmio GreenBest devido ao inédito acordo de cooperação para a capacitação técnica de países africanos no monitoramento por satélites, tendo como base o projeto que o instituto desenvolve há mais de duas décadas na Amazônia.

O objetivo é capacitar outros países para que utilizem imagens de satélites gratuitas, como as do satélite sino-brasileiro Cbers, e softwares livres, estes também desenvolvidos pelo Inpe, para monitorar regularmente suas florestas. Dessa forma subsídios são fornecidos aos governos dos países beneficiados para tomadas de decisão em suas políticas ambientais. Monitorar florestas e estudar sua evolução são apostas estratégicas no combate às mudanças climáticas.


Fonte:
Agência Espacial Brasileira



18/02/2011 19:51


Artigos Relacionados


Inpe apoiará países da África e da Ásia no monitoramento de florestas por satélite

Congo adota tecnologia brasileira de monitoramento de florestas desenvolvida pelo Inpe

Sistema brasileiro de monitoramento é indicado a prêmio internacional

Design de serviço é nova categoria do prêmio Idea/Brasil 2011

Brasil lidera monitoramento de florestas tropicais

Inpe vai capacitar técnicos de Angola, Moçambique e Paraguai a monitorar florestas por satélite