Inpe faz alerta sobre áreas desmatadas nos últimos meses
O Sistema de Detecção do Desmatamento (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) emitiu um alerta para orientar a fiscalização e garantir ações eficazes de controle da derrubada da floresta. Entre setembro e outubro, foram desmatados 598 km².
O estado do Pará foi o que teve mais degradação ambiental. Ao todo foram, 176,66 km² de mata destruída. O serviço de alerta é baseado em dados de satélite de alta frequência. Os resultados do Deter são produzidos e enviados também ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Apesar de o equipamento possibilitar a detecção de polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares, nem todas as ações de devastação são identificadas por causa de nuvens que impedem a análise correta das imagens.
A cada divulgação sobre o sistema de alerta, o Inpe apresenta ainda um relatório de avaliação amostral dos dados. Os relatórios, assim como todos os dados relativos ao Deter, podem ser consultados no site do sistema.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
21/11/2013 14:01
Artigos Relacionados
Inpe registra 268 km² de áreas desmatadas na Amazônia em maio
Inpe identifica 19,2 km² de áreas desmatadas na Amazônia Legal
Sistema do Inpe identifica 225 km² de áreas desmatadas na Amazônia em julho
Senadores divergem sobre possível recuperação de áreas desmatadas
Jorge Viana afirma que recompor áreas desmatadas é o grande debate sobre o Código Florestal
Rondônia tem investimento para recuperar áreas desmatadas