Insatisfação com serviços de telefonia ainda é alta, afirma Angela Portela
Em discurso nesta terça-feira (7), a senadora Angela Portela (PT-RR) afirmou que a insatisfação dos brasileiros com a qualidade dos serviços de telefonia fixa e celular ainda é muito alta. Ela também comentou a audiência pública realizada na parte da manhã pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista Rezende, sobre os 15 anos da Lei Geral de Telecomunicações e a agenda regulatória da agência para 2013 e 2014.
Durante a audiência, a senadora lembrou que a Anatel multou recentemente a operadora TIM em R$ 9,6 milhões . Processo da agência apurou a suspeita de que a TIM estaria provocando de maneira proposital a queda de chamadas de seus clientes. A investigação da Anatel não conseguiu provar a suspeita de derrubada proposital de ligações por livre arbítrio da operadora, tendo a multa sido aplicada “por má qualidade do serviço de telefonia celular prestado aos usuários”.
Angela Portela disse que a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) questionou a metodologia usada pela Anatel em pesquisa sobre a satisfação dos clientes de serviços de telecomunicações, cujos resultados teriam sido positivos.
- Nos últimos anos, temos testemunhado várias situações em que empresas de telefonia foram condenadas a indenizar usuários por cobrança indevida, propaganda enganosa, interrupção, restrição ou suspensão da utilização dos serviços, má prestação dos serviços técnicos de concessionária de telefonia à área rural, má instalação de infraestrutura de sistema e outros malefícios – pontuou.
Para a Proteste, disse a senadora, a pesquisa da Anatel não reflete o grau de insatisfação dos brasileiros com os serviços de telecomunicações.
Durante a audiência pública, Angela Portela lembrou ainda que a Anatel também multou recentemente a concessionária Oi em R$ 5,9 milhões.
- Venho denunciando insistentemente a má prestação do serviço dessa operadora no meu estado. Em Roraima, o descompromisso e o abuso do consumidor são as marcas dessa operadora – afirmou.
07/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ângela Portela critica operadora de telefonia Oi por preços altos e má prestação de serviços em Roraima
Ângela Portela: reforma administrativa de Dilma vai melhorar serviços públicos
Fortalecimento da Polícia Federal começou no governo Lula, afirma Angela Portela
Angela Portela elogia medidas pretendidas pelo governo para baixar custos de serviços de telecomunicações
Mesmo com avanços, desigualdade no Brasil ainda é alta, afirma João Pedro
Angela Portela ressalta importância de obra do PAC 2