Inspetores da Fifa vistoriam São Paulo
Comissão da entidade máxima do futebol vistoria a Capital paulista, que poderá receber jogos da Copa de 2014
Atualizada às 11h20
O governador de São Paulo, José Serra, recebeu nesta quarta-feira, 29, os inspetores da Federação Internacional de Futebol (FIFA) no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, na zona Sul da Capital. A comitiva vistoria a Capital paulista, uma das cidades que podem sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.
Serra estava acompanhado do Secretário Estadual do Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, e do prefeito da Capital, Gilberto Kassab. Também estavam presentes o medalhista olímpico Aurélio Miguel, o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Raí e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
Os inspetores da comissão – Walter Gagg, Hugo Salcedo, Jaime Yarza, Jorge Batista e Jaime Byrom – permaneceram no Morumbi por cerca de 1 hora. Em seguida, visitaram o Hospital Albert Einstein, no mesmo bairro.
Na Copa, o Estádio do Morumbi terá capacidade para abrigar 62 mil pessoas. Dentre as exigências da FIFA a serem atendidas consta a modernização do espaço interno, a construção de uma área vip com capacidade para 500 convidados da entidade e a ampliação da sala de imprensa para comportar até 3,2 mil jornalistas. O cronograma de obras prevê o início das reformas para janeiro de 2008.
O Estádio tem localização privilegiada: está distante apenas um quilômetro da futura Estação São Paulo-Morumbi do Metrô, da Linha 4-Amarela, a ser inaugurada em 2012. Num raio de 10 quilômetros do Estádio há 14 hotéis de luxo e outros 14 de padrão superior para acomodar o público visitante. A Capital dispõe de 32 mil táxis – a maior frota da América Latina – e também do segundo maior contingente de jatos e helicópteros do mundo, atrás apenas de Nova York.
Além do Morumbi, a Capital dispõe de outros estádios que podem ser utilizados por delegações estrangeiras como campos de treinamento antes mesmo da Copa e já na véspera das partidas.
Almoço no Bandeirantes
Depois da visita ao Einstein, o quinteto chegou ao Palácio dos Bandeirantes, onde reencontrou o governador José Serra para um almoço. Depois do almoço, os inspetores deixam a sede do governo paulista para sobrevoar alguns pontos da cidade de São Paulo. A comitiva também visita a Estação Alto do Ipiranga do Metrô. De lá, segue de metrô até a Estação Imigrantes. À noite, a comitiva viaja para Porto Alegre. A visita dos inspetores termina na quinta-feira, com a inspeção à cidade do Rio de Janeiro.
Em março, durante encontro com o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, o governador José Serra defendeu que São Paulo seja sede da abertura ou do encerramento da competição.
"Do ponto de vista de São Paulo, temos todo o interesse de acolher a Copa em nosso Estado, as partidas importantes, e proporcionar toda a infra-estrutura e as condições necessárias nas áreas da segurança e da saúde", argumentou o governador.
A decisão da Fifa sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil está agendada para o dia 30 de outubro, em Zurique, na Suíça. Caso seja confirmado, de oito a 12 cidades serão escolhidas como sede entre julho e dezembro do próximo ano.
Cleber Mata / Manoel Schlindwein
(I.P.)
08/29/2007
Artigos Relacionados
Técnicos da Fifa e do Comitê Organizador da Copa vistoriam arenas de Salvador e Recife
Fifa e Comitê Organizador Local vistoriam áreas que podem receber festa oficial da Copa
Roteiro da Vistoria da FIFA em São Paulo
CPI do Leite ouve inspetores sanitários
CPI do Leite ouve hoje inspetores sanitários
Governo, Fifa e COL visitam estádios de São Paulo, Cuiabá e Curitiba