INSS convocará 580 mil segurados para nova perícia



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai fazer nova perícia em 580 mil segurados que tiveram o benefício por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) concedido por determinação judicial. De acordo com o presidente do instituto, Mauro Luciano Hauschild, os segurados serão convocados por carta, que devem começar a ser enviadas até junho.

O objetivo da revisão, explicou o presidente,  é verificar se os segurados têm direito a receber os benefícios e identificar quem já está apto a voltar ao trabalho. “É importante que os segurados entendam que essa é uma medida para evitar pagamentos indevidos. Especialmente no que diz respeito ao auxílio-doença, que é um benefício decorrente de uma incapacidade temporária, é preciso verificar se aquela incapacidade continua ou não presente”, declarou.

Hauschild destacou, ainda, que a decisão final sobre a manutenção ou não do benefício fica a cargo da Justiça. O resultado da perícia realizada pelo INSS será encaminhado ao juiz que garantiu o benefício inicialmente. “Todo benefício que foi concedido judicialmente só pode ser suspenso, bloqueado ou cessado por ordem do próprio juiz que o concedeu”, explicou.


Fonte:
Ministério da Previdência



05/05/2011 15:37


Artigos Relacionados


Segurados de Juiz de Fora contam com nova agência do INSS

Mais de 500 mil beneficiários do INSS terão que passar por nova perícia

INSS pode ser impedido de suspender auxílio-doença antes de nova perícia médica

INSS pode ser impedido de suspender auxílio-doença antes de nova perícia médica

INSS convoca segurados para recebimento de benefícios

INSS antecipa pagamentos para segurados dos municípios de Roraima