INSS venderá 672 imóveis em leilão em 23 estados



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) autorizou a venda de 672 imóveis que não atendem às necessidades operacionais da Previdência Social. As alienações serão realizadas por meio de leilões, aberto à população, ou venda direta, quando for para órgãos públicos. Os leilões são organizados pelas Gerências Executivas do INSS nos estados.

O INSS possui mais de três mil imóveis não operacionais, patrimônio formado por terrenos, apartamentos, casas e prédios. São unidades de antigos institutos da previdência ou imóveis que a instituição recebeu em pagamento de dívidas previdenciárias. Os 672 imóveis já estão regularizados, com toda a documentação em ordem e, portanto, em condições de venda.

Antes de realizar os leilões, as gerências executivas do INSS disponibilizam os imóveis à oferta pública. Os orgãos públicos têm 15 dias para se manifestarem. Se não houver interesse, os bens são levados à leilão.

Nos leilões, para que possam apresentar a oferta, os interessados devem depositar na Caixa Econômica Federal (CEF) uma caução equivalente a 5% do valor total do imóvel pretendido. Os bens, avaliados pela CEF, são vendidos pelo preço de mercado.

A compra, por meio de leilão, pode ser feita à vista ou a prazo. Se for à vista, é exigida uma entrada de 50% do valor do imóvel. A outra metade será paga quando efetivada a escritura. O comprador também pode dar uma entrada de 10% desse valor e financiar o restante.

Neste ano, o instituto pretende vender cerca de 200 imóveis com arrecadação prevista de R$ 200 milhões. Em alguns estados, como São Paulo, Brasília , Espírito Santo e Rio Grande do Sul, já foram realizados leilões com a venda de diversos imóveis. Em 2009, o INSS negociou 95 imóveis com arrecadação de R$ 87,3 milhões.

 

Fonte:
Ministério da Previdência

 



04/08/2010 01:18


Artigos Relacionados


INSS venderá 12 imóveis em São Paulo em 9 de setembro

Em São Paulo, INSS venderá mais cinco imóveis

Greve dos bancários faz INSS suspender leilão de imóveis em São Paulo

Suplicy esclarece denúncia de subavaliação de imóveis em leilão do INSS

Nossa Caixa realiza leilão de imóveis em SP dia 4

Nossa Caixa realiza sábado leilão de 160 imóveis