Instalação de infraestrutura de telecomunicações será debatida em quatro comissões



O projeto de lei que trata das normas relativas às políticas urbana, ambiental e de saúde quanto à instalação de infraestrutura de telecomunicações será apreciado de forma conjunta pelas comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Assuntos Sociais (CAS) e de Serviços de Infraestrutura (CI). A proposta é de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e receberá decisão terminativa da CI.

O requerimento para análise conjunta por todas as comissões pela qual a proposta deve tramitar foi aprovado pela CAS nesta quarta-feira (12). A iniciativa é do relator da matéria na CDR, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e do presidente da CAS, senador Jayme Campos (DEM-MT), que ressaltou a intenção de acelerar a discussão da matéria para que seja possível aprová-la ainda este ano.

O projeto de lei do Senado  (PLS 293/2012) versa sobre as normas que deverão reger o processo de licenciamento e a instalação de componentes das redes de transporte e de distribuição de sinais de telecomunicações de interesse coletivo. A proposta altera a Lei Geral de Telecomunicações (LGT – lei 9.472/1997) para, entre outras determinações, atribuir à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a competência para autorizar instalação de elemento de rede. As decisões administrativas de natureza ambiental e urbanística relacionadas ao uso do solo e à realização de obras civis, segundo o projeto, serão de competência dos estados e municípios.

Em seu relatório, o senador Eduardo Braga observa que apesar de afetar a paisagem urbanística e suscitar preocupações sobre as radiações emitidas, a instalação desses elementos de rede representa expansão dos serviços de telecomunicações com qualidade. O dilema enfrentado atualmente pelos países, enfatizou o relator, é a tentativa de conciliar metas de longo prazo – como a redução dos impactos ambientais gerados pela ação humana – com a necessidade de estimular a economia em curto prazo para gerar emprego e renda.



12/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Qualidade dos serviços de telecomunicações será debatida em audiência pública

Infraestrutura de transportes no Brasil será debatida na CI

MP que torna Telebras prestadora oficial de serviços de telecomunicações na Copa será debatida em duas audiências

Contratação de médicos cubanos será debatida por sete comissões

Política Nacional de Resíduos Sólidos será debatida em reunião conjunta de comissões na quarta-feira

Crise da Varig será novamente discutida em audiência de quatro comissões