Instalada comissão para modernizar Sistema de Informação Legislativa



Uma comissão especial que ficará encarregada de atualizar e modernizar o Sistema de Informação Legislativa do Senado foi instalada nesta terça-feira (19). O grupo, composto por servidores de vários órgãos da instituição, se reunirá todas as terças-feiras, às 10h, e teráum prazo de 120 dias para apresentar um relatório final ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, contendo um diagnóstico do setor e propostas para melhorar o sistema atual.

Ao abrir oficialmente a primeira reunião do grupo, a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, lembrou que essa iniciativa foi do próprio Garibaldi Alves, que tem tomado várias decisões no sentido de modernizar o processo legislativo do Congresso Nacional. As medidas envolvem tanto a parte política quanto o sistema de informação.

- É também um trabalho de cidadania, porque a informação vai ser facilitada para todos os que dela tiverem necessidade. É uma nova etapa do processo legislativo eletrônico dentro do Senado - afirmou Claudia Lyra.

Na opinião do senador Romeu Tuma (PTB-SP), onovo sistema vai permitir que o eleitor fiscalize melhor o trabalho do senador que ajudou a eleger.

- Esse trabalho vai tornar o Legislativo mais transparente, informando ao eleitor, de forma mais modernizada, facilitada e a tempo, o que os senadores estão fazendo - explicou.

O presidente da comissão, José Roberto Leite de Matos, destacou a importância da iniciativa no sentido de permitir uma maior integração entre os diversos órgãos do Senado. Ele explicou que essa integração visa otimizar os bancos de dados existentes e gerar uma maior racionalidade de tudo o que é feito de forma informatizada no Senado.

- Cada órgão, hoje, tem seus próprios dados e sistemas e sobrevive sozinho. Com isso, temos vários setores fazendo o mesmo trabalho, sem integração com outros, e isso não contribui para a racionalidade de nossas atividades - destacou.

Objetivos

Conforme o Ato do Presidente nº 2, de 2008, são quatro os objetivos da comissão: avaliar e apresentar um diagnóstico sobre os procedimentos de alimentação e recuperação de informações, os bancos de dados e os sistemas legislativos; propor uma política de gestão da informação legislativa; definir as diretrizes para a implantação do Processo Legislativo Eletrônico e , por último, gerenciar a implementação de funcionalidades nos atuais bancos de dados e sistemas de informações legislativas da Casa. 



19/02/2008

Agência Senado


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