Instituições internacionais que atuam no Acre participam de encontro na Colômbia



Desta segunda-feira (16) a domingo (22), representantes das instituições integrantes do Consórcio Internacional Iniciativa Amazônica (IA) e do Programa Cooperativo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Agrícola para os Trópicos Sulamericanos (Procitrópicos) se reúnem em Cali, na Colômbia, para discutir o fortalecimento da atuação desses organismos internacionais em estados da Amazônia, em especial no Acre.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), participa do encontro, representada pelo pesquisador Judson Ferreira Valentim, chefe geral da Embrapa Acre (Rio Branco).

A programação de trabalho inclui a realização de dois eventos realizados na sede do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat). Na quarta (18) e quinta-feira (19) será realizada a reunião técnica para detalhamento da proposta de integração da Iniciativa Amazônica ao Procitrópicos e elaboração de uma agenda de trabalho para os próximos anos. Na sexta-feira (20), representantes do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (Catie), instituição sediada na Costa Rica, Embrapa e governo do Acre discutem a participação do Procitrópicos e IA nas ações do Pólo de Conhecimento e Inovações do Acre, localizado em Xapuri.

“O enfoque dessa reunião será a definição da atuação de um pesquisador contratado pelo Centre for International Migration and Development (CIM), organização ligada à Agência de Cooperação e Desenvolvimento Internacional Alemã (GIZ), que deverá vir para o Acre desenvolver trabalhos voltados para temas como uso da terra e mudanças climáticas”, explica Valentim.

Em novembro do ano passado a formalização de um convênio de cooperação técnica entre o estado do Acre e o Catie permitiu a implantação oficial de um escritório técnico da instituição em Xapuri, visando à realização de pesquisas conjuntas articuladas com as demandas do Pólo e do Programa Estadual de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável. Também são parceiros no Programa o Centro Internacional para a Agricultura Tropical (com sede na Colômbia), a Agência de Cooperação Alemã (GTZ) e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) entre outras instituições nacionais e internacionais.


Rede de pesquisa

A parceria, de acordo com Eufran Amaral, presidente do Instituto de Mudanças Climáticas no Acre, tem como objetivo maior fortalecer uma rede de pesquisa baseada em Xapuri, região integradora do conjunto de ações de promoção e fomento às atividades voltadas para o conhecimento, ensino, formação, pesquisa ou desenvolvimento tecnológico no Acre.

“A rede é uma estratégia de geração de conhecimento e diálogos entre instituições, além de funcionar como plataforma para a realização de pesquisas compartilhadas, capacitação, desenvolvimento e gestão do conhecimento. O que for gerado aqui servirá não só para o Acre e outros estados do Brasil, mas também para outros países da Amazônia”, afirma Amaral.

Antes do encontro na Colômbia, uma equipe de pesquisadores de instituições do Procitrópicos visitou o Acre para discutir com o governo do estado e a Embrapa a inserção de pesquisadores e especialistas internacionais no Pólo de Conhecimentos do Acre, bem como a definição de linhas de pesquisas prioritárias.

Segundo o secretário executivo do Procitrópicos no Brasil, Jamil Macedo, órgão com sede em Brasília (DF), já existe um técnico do Catie trabalhando no Acre, mas é necessário fortalecer a cooperação e ampliar a atuação.

A integração Procitrópicos/Iniciativa Amazônica vai potencializar a parceria disponibilizando um segundo pesquisador para apoiar as ações desenvolvidas. Na opinião de Amaral, entre as prioridades de pesquisa que podem ser fortalecidas com a vinda de um novo pesquisador estão as mudanças climáticas. “O perfil desse profissional permitirá fortalecer a equipe de pesquisadores da instituição e a inserção de uma nova temática relevante para a região”.


Fonte:
Embrapa



16/05/2011 18:58


Artigos Relacionados


Pesquisadores da Embrapa participam de encontro na Colômbia

Brasil é um dos países que mais atuam em acordos internacionais

Lançado edital para instituições que atuam com povos e comunidades tradicionais

Instituições que atuam no meio rural se encontrarão em Brasília na próxima semana

Para Cristovam, instituições do país atuam como atores de uma "tragédia grega"

Ginastas brasileiros participam de Pan-Americano na Colômbia