Instituições que atuam no meio rural se encontrarão em Brasília na próxima semana



Representantes de movimentos sociais e entidades que atuam no meio rural brasileiro estarão reunidos, entre os dias 20 e 22 de agosto, em Brasília, Distrito Federal. O encontro acontecerá no Parque da Cidade e tem o objetivo de promover o debate de vários temas sensíveis à causa do campo, além de construir uma agenda de lutas e mobilização em torno de pontos comuns a todos os movimentos envolvidos.

Estarão presentes no encontro representantes de movimentos sindicais, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf); e dos movimentos sociais do campo vinculados à Via Campesina Brasil como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

A presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco, também participará do encontro, junto aos movimentos de pescadores e pescadoras artesanais do Brasil e representantes das centenas de agrupamentos quilombolas do País. O Consea é um dos promotores da iniciativa.

Confira a programação do evento.

 

Consea

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil para propor diretrizes e ações na área da alimentação e nutrição.

O conselho foi instalado em janeiro de 2003 e, com caráter consultivo, assessora a Presidenta da República na formulação de políticas e na definição de orientações para que o País garanta o direito humano à alimentação. Pela sua natureza, o conselho não é, nem pode ser, gestor nem executor de programas, projetos, políticas ou sistemas.

Inspirado nas resoluções da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea acompanha e propõe  diferentes programas, como Bolsa Família, Alimentação Escolar, Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar e Vigilância Alimentar e Nutricional, entre outros.

O Consea estimula a participação da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional, pois considera que a organização social é uma condição essencial para as conquistas do País e para a superação definitiva da exclusão.

Leia mais:

Dados sobre segurança alimentar e nutricional está disponível na internet

Dilma espera do Consea colaboração para combater os desafios na segurança alimentar

Plano de Segurança Alimentar deve alcançar todos os estados e 60% dos municípios

 

Fonte:
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional






17/08/2012 17:53


Artigos Relacionados


Organização econômica e redução de desigualdades no meio rural são temas de reunião em Brasília

Estatuto do Produtor Rural será votado na próxima semana

RS Rural Especial/ Projeto de suplementação deverá ser votado na próxima semana

Começa na próxima semana o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Instituições internacionais que atuam no Acre participam de encontro na Colômbia

Começa nesta quarta a 8ª Semana do Produtor Rural do Meio-Norte