Instituições públicas vão desenvolver projeto de curso de licenciatura



Instituições públicas federais de 21 estados e do Distrito Federal vão desenvolver projetos de aperfeiçoamento de cursos de licenciatura. Cada instituição receberá R$ 130 mil para desenvolver a proposta, sendo 60% para custeio e 40% para capital. Seis, dos projetos aprovados, fazem parte do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), sob responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Foram aprovados 43 projetos, que serão aplicados em institutos federais de educação, ciência e tecnologia Baiano, de Alagoas e de Minas Gerais, as universidades federais do Amazonas e da Paraíba e a Universidade Regional de Blumenau.

Entre os temas contemplados estão gestão institucional, renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura e da formação de professores para a educação básica.

Projetos

A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, escolheu o projeto Licenciaturas em Rede: a Pesquisa na e Sobre a Formação Docente. A Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vai desenvolver o projeto Saberes Docentes, Formação Interdisciplinar e Intercultural na Unilab. O Instituto Federal Goiano vai tratar do Estudo e da Produção de Material Didático como Instrumento de Formação Docente: um Enfoque no Ensino de Ciências.

Conforme o Edital nº 19/2013, que rege a seleção de propostas do Prodocência este ano, a execução dos projetos selecionados deve durar 24 meses, a contar da assinatura do contrato e do repasse dos recursos.

Prodocência

O Programa de Consolidação das Licenciaturas é uma ação da Capes cuja finalidade é o fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente.

O programa apoia projetos de caráter institucional, de instituições públicas de ensino superior, no âmbito Federal, Estadual e Municipal, que possuam cursos de licenciaturas autorizados, na forma da lei, e em funcionamento.

Fontes:
Ministério da Educação

Capes



30/08/2013 21:43


Artigos Relacionados


Instituições de ensino capacitam professores sem licenciatura da área rural

Professor terá abatimento do Fies em curso de licenciatura

Última semana para se inscrever em curso de Licenciatura em Ciências Univesp/USP

Fuvest recebe inscrições para curso semipresencial de Licenciatura em Ciências

Fuvest abre inscrições para curso semipresencial de Licenciatura em Ciências Univesp/USP

Instituições terão apoio para desenvolver planos em 2014