Instituições de ensino capacitam professores sem licenciatura da área rural



O Ministério da Educação (MEC), em parceria com 32 instituições públicas de ensino superior, iniciou a qualificação de professores sem licenciatura que trabalham em escolas rurais em 13 unidades da Federação. As instituições vão oferecer cursos de graduação a cerca de 35 mil educadores.

 

Segundo o diretor de educação para a diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, Armênio Schmidt, a iniciativa tem como prioridade o atendimento a professores das redes públicas estaduais e municipais em atividade, mas sem licenciatura, jovens que vivem na área rural que desejam seguir o magistério e educadores dos movimentos sociais do campo.

 

O curso tem a carga horária e o tempo de duração de uma licenciatura, mas é diferente no formato para atender professores que precisam estudar e trabalhar. De acordo com Schmidt, é oferecido em regime de alternância — aulas presenciais intensivas (tempo-escola) nas férias escolares ou em períodos determinados pelas universidades, combinadas com etapas no local em que o professor leciona (tempo-comunidade). Na comunidade, ele pesquisa, estuda e aplica o que aprende.

 

A licenciatura é multidisciplinar, com a abordagem de quatro áreas: linguagens e códigos (para lecionar português, literatura e artes); ciências da natureza e matemática (matemática, química, física e biologia); ciências humanas e sociais (filosofia, sociologia, história e geografia); e ciências agrárias.

 

A oferta de cursos de licenciatura específicos para a qualificação dos professores do campo começou em 2006, com um projeto-piloto desenvolvido pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), da Bahia (UFBA), de Sergipe (UFSE) e da Universidade de Brasília (UnB).

 

Fonte:
Ministério da Educação


Saiba mais sobre sistema educacional brasileiro no Portal Brasil.



06/08/2010 01:58


Artigos Relacionados


Pesquisa vai mostrar realidade do ensino infantil na área rural

Instituições públicas vão desenvolver projeto de curso de licenciatura

Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental

Flexa Ribeiro cobra apreciação do veto à inclusão dos professores do ensino militar no plano de carreira do ensino básico

MEC descredencia instituições de ensino superior no Rio

Instituições estudam parceria para atualização do cadastro rural