Instituído o Programa Bolsa-Renda para agricultores familiares



Mediante projeto de lei de conversão, o Senado aprovou e enviará a sanção medida instituindo o Programa Bolsa-Renda, a ser custeado com recursos alocados para ações emergenciais de defesa civil, e que atenderá os agricultores familiares atingidos pela seca nos municípios em que o governo federal reconheceu estado de calamidade ou situação de emergência.

O Senado decidiu que caberá ao Ministério da Integração Nacional a gestão do programa, cabendo-lhe definir o valor do benefício, que poderá ser de até R$ 60,00 mensais, a definição de critérios para determinação dos benefícios e dos órgãos responsáveis pelo cadastramento da população, assim como as exigências a serem cumpridas pelos beneficiários e as formas de controle social do programa.

Ao manifestar-se sobre o assunto, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse que políticas compensatórias são muito difíceis de aplicar quando dissociadas da realidade local. Ela também pediu que o Senado altere a MP referente ao seguro-safra, modificada no Senado e que a Câmara fez voltar ao estipulado pelo governo.



23/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Produção de café gera renda para mais de 650 mil agricultores familiares

Agricultores familiares beneficiários do Bolsa Família já podem sacar benefício

Programa compra R$ 29 mi de agricultores familiares em dezembro

Programa que apoia cooperativismo já beneficia mais de 50 mil agricultores familiares

Programa de Aquisição de Alimentos vai beneficiar 270 mil agricultores familiares em 2012

Agricultores familiares recebem em janeiro recursos do programa de fomento rural