Instituto Brasileiro de Museus lança cadastro de obras roubadas



O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lança no próximo sábado (18) o Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos, que reúne informações sobre os acervos desaparecidos pertencentes aos museus. O lançamento do cadastro faz parte das comemorações do Dia do Museólogo, que será comemorado em evento a partir das 17h, no Museu Histórico Nacional.

O cadastro tem como objetivo possibilitar o rastreamento, a localização e a recuperação desses bens. A listagem estará disponível no site

A criação de uma base única tem como proposta combater os roubos de bens culturais para evitar que a arte brasileira entre na rota de comércio ilegal.

A princípio, a listagem conta com 112 itens desaparecidos por roubo ou furto de nove museus dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás vinculados ao Ibram/MinC.

No entanto, uma das metas é que, aos poucos, museus privados e públicos de todo o País também contribuam para o cadastro enviando listas de itens desaparecidos.

Dos 112 itens registrados, 58% deles desapareceram por motivo de furto e 42% por roubo. “Vamos atuar numa linha de recuperação de obras e de diminuição desse tipo de ocorrência em museus”, afirma o coordenador do Patrimônio Museológico do Ibram/MinC, Cícero Antônio de Almeida, também responsável pelo projeto do cadastro.

A probabilidade de recuperação dos acervos furtados ou roubados está diretamente ligada à rápida e eficiente circulação de informações sobre a ocorrência, razão pela qual é importante a comunicação imediata do desaparecimento do bem. “Essas peças são únicas, não são mercadorias que você pode levar uma e existem outras cem iguais”, explica Cícero.


Fonte:
Ministério da Cultura



17/12/2010 11:24


Artigos Relacionados


Instituto Brasileiro de Museus recebe inscrições de instituições museológicas até dia 31

Cyro Miranda recebe presidente do Instituto Brasileiro de Museus

Bahia recebe a primeira etapa do projeto do Instituto Brasileiro de Museus

Instituto Brasileiro de Museus comemora três anos com Circuito Ciclístico

Instituto Brasileiro de Museus identifica ossadas de três inconfiden?tes mineiros

João Pedro apresenta voto de aplauso ao Instituto Brasileiro de Museus