Instituto Brasileiro de Museus comemora três anos com Circuito Ciclístico



Para comemora os três anos de fundação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Secretaria de Cultura do Distrito Federal junto com o próprio instituto promovem neste domingo (22) o 1º Circuito Ciclístico de Museus.

É uma inovação que parecer ter vindo para ficar, segundo o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior. A instituição já recebeu outros três pedidos de comemoração do aniversário, com o mesmo tipo de atividade, nas cidades de Belém, Rio de Janeiro e Recife. “A gente pode estender este trabalho do circuito ciclístico a estas cidades, por ocasião da Semana Nacional de Museus, que acontece de 14 a 20 de maio”, comentou Nascimento.

A concentração acontece a partir de 8:30 entre o Memorial JK e o Memorial dos Povos Indígenas. A saída está marcada para 9:00, com destino ao Museu Nacional Honestino Guimarães e em seguida aos Museus do Congresso Nacional, com chegada prevista para o meio dia.

 

Três anos da instituição

A criação do Instituto Brasileiro de Museus, em janeiro de 2009, a partir da transformação do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em uma unidade independente, trouxe um grande incremento às políticas públicas de valorização da memória no País. É o que assegura o presidente do Ibram, ao comentar que nos últimos três anos houve a realização de um conjunto de ações que consolidaram as políticas públicas do setor, em todo o País.

Após um período inicial de realização de concurso público para contratação de 460 novos servidores, os trabalhos do instituto foram dirigidos para a aprovação do Estatuto dos Museus, que é a lei regulatória de grande importância para a área e que tem ajudado a estruturar os museus brasileiros.

Segundo Nascimento, a implantação de novas unidades em todo o território nacional veio destacar a importância da atividade museológica como fator de emprego e desenvolvimento das regiões. Ele disse que os novos museus também estão contribuindo para o enriquecimento dos trabalhos com Educação e Ciência e Tecnologia nestes municípios.

 

Copa do Mundo

Para os próximos anos, o presidente do Ibram informou que vai concentrar as ações na organização do legado cultural do Brasil, com vistas à realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A instituição está elaborando um projeto que será apresentado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ao Grupo de Trabalho da Copa. “Estamos nos empenhando na qualificação dos museus para a Copa, principalmente em torno das 12 cidades-sedes que receberão os eventos do Mundial”, comentou .

O presidente destacou, também, outras ações que pretendem desenvolver nos próximos meses, tais como a realização do Fórum Nacional do Museus, na cidade do Rio de Janeiro, na segunda semana de julho, e as comemorações da 10ª Semana Nacional de Museus, no mês de maio, além da ampliação dos Pontos de Memória do Brasil, no exterior.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



20/01/2012 16:55


Artigos Relacionados


Instituto Brasileiro de Museus identifica ossadas de três inconfiden?tes mineiros

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia comemora 57 anos com circuito de ciência

Instituto Brasileiro de Museus recebe inscrições de instituições museológicas até dia 31

Instituto Brasileiro de Museus lança cadastro de obras roubadas

Cyro Miranda recebe presidente do Instituto Brasileiro de Museus

Bahia recebe a primeira etapa do projeto do Instituto Brasileiro de Museus