Instituto Butantan faz parceria para produção da vacina contra a dengue



A vacina em elaboração será tetravalente, capaz de imunizar contra quatro tipos da doença

Dentro de três anos o Brasil deverá ter uma vacina eficaz contra a dengue. Quem diz isso é o presidente da Fundação Butantan e responsável técnico-científico por seu Centro de Biotecnologia, Isaias Raw: “Esperamos que isso ocorra até 2010. Final de 2010”.

Para isso, o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde que Raw preside, estabeleceu parceria com diversas instituições, nacionais e internacionais, para levar adiante a empreitada, que inclui a realização de testes de ensaio clínico e a construção de uma fábrica produtora.

Os Estados Unidos já criaram uma vacina contra a doença, que ainda está sendo testada. A instituição responsável pelo desenvolvimento é o National Institute of Health (NIH) que, por meio de trabalho conjunto com o Butantan, vai realizar testes também no Brasil. Experiências com macacos, por exemplo, demonstraram que o produto é 100% eficiente. Outras experiências estão sendo realizadas em vários países, mas a do NIH é a que desponta como a mais eficiente, segundo Raw.

Parte dos recursos necessários virão da Pediatric Dengue Vaccine Initiative, com sede na Coréia do Sul. A exemplo do desenvolvimento da vacina para a gripe, o Ministério da Saúde também participará desse esforço. Planeja-se construir a fábrica no terreno do Butantan. Ela terá um laboratório piloto, onde será produzida, inicialmente, pequena quantidade de vacinas, apenas para os testes. O governo estadual será responsável pela construção e o Ministério da Saúde fornecerá os equipamentos.

Outras instituições participarão do trabalho. São a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (por meio do Instituto da Criança), o Hospital Universitário da USP, a Faculdade de Medicina da Santa Casa e o Instituto Adolfo Lutz, responsável pelos ensaios laboratoriais.Tetravalente – A vacina a ser produzida será tetravalente, capaz de imunizar contra quatro sorotipos (ou vírus) da dengue: 1, 2, 3 e 4. O tipo 4, inexistente no Brasil, é o mais perigoso. A prioridade é atender os jovens, pois acredita-se que é a parcela mais suscetível à doença. Mas, com o tempo, a idéia é produzir uma vacina para crianças, o que dispensaria vaciná-las quando jovens.

A vacina, antes de aprovada, deverá passar por três ensaios clínicos. O primeiro, para saber se causa efeitos colaterais capazes de torná-la perigosa. Uma parte desse ensaio foi realizada nos Estados Unidos, a outra ficará com o Butantan. No segundo, será produzida uma pequena quantidade de vacinas, para calibrar a dosagem. No terceiro ensaio haverá experiência com número maior de voluntários, primeiro em São Paulo, depois em local onde haja grande incidência da moléstia.

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial

(M.S.)



10/28/2007


Artigos Relacionados


Instituto Butantan vai testar vacina contra dengue em humanos

Instituto Butantan testará vacina contra a dengue em seres humanos

Butantan anuncia vacina contra dengue para dezembro

Butantan produzirá vacina contra dengue até 2010

Instituto Butantan vai produzir vacina contra coqueluche para grávidas

Instituto Butantan testará nova vacina contra coqueluche em humanos a partir de 2013