Instituto de pesquisas da Amazônia entrega diplomas a pós-graduados



Nesta quinta-feira (14), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) presta homenagem a três pesquisadores que contribuíram com o avanço da ciência na Menção Honrosa Warwick Kerr, além da entrega de diplomas aos concluintes dos Programas de Pós-Graduação. O evento, reservado a convidados, ocorrerá às 19h, na Avenida André Araújo, 2936, Campus I, Aleixo (Auditório da Ciência).

A Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa, por meio da Coordenação de Capacitação (COCP) do Instituto a brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para o desenvolvimento e avanço da docência, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação no âmbito de seus programas de Pós-Graduação. A distinção é anualmente outorgada pela Direção do Instituto a três profissionais indicados pela Congregação de Capacitação Institucional e pelo Conselho Diretor do Inpa.

Os agraciados da noite serão: Charles Clement, pesquisador do Inpa desde 1976 e professor colaborador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua contribuição para a biodiversidade da Amazônia está relacionada ao conhecimento de pupunha, origem e domesticação de cultivos amazônicos, ecologia histórica, recursos genéticos amazônicos e fruteiras amazônicas.

Também será agraciada a pesquisadora Maria Lúcia Absy, graduada em História Natural, mestre em Ciências Ecológicas e doutora em Matemática e Ciências, com atuação no Inpa desde 1980. Ela já passou por diversas coordenações e pela vice-diretoria, além de ter sido homenageada com a denominação do grão de pólen Retimonocolpites absyae Hoorn

O outro homenageado é o pesquisador Manoel Pereira Filho (in memorian), que atuou na Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Peixes. Pereira Filho faleceu em 2010 e deixou uma relevante contribuição científica para o desenvolvimento da piscicultura no Amazonas.

Entrega de diplomas

Neste ano, a solenidade de entrega dos diplomas para os alunos que concluíram Mestrado e Doutorado, serão para os seguintes Programas de Pós-Graduação do Inpa: Agricultura no Trópico Úmido; Biologia de Água Doce e Pesca Interior; Botânica; Ciências de Florestas Tropicais; Clima e Ambiente; Ecologia; Entomologia; Genética, Conservação e Biologia Evolutiva e Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia.

Até junho deste ano, o Inpa havia titulado 1.823 pesquisadores, sendo 1.446 mestres e 377 doutores.

Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia



13/11/2013 18:32


Artigos Relacionados


Instituto de Pesquisas da Amazônia desenvolve sabonete vegetal

Instituto de Pesquisas da Amazônia lança publicações científicas

Instituto de Pesquisas da Amazônia realiza programação especial

Instituto de Pesquisas da Amazônia participa de ação ecológica

Embaixador do Reino Unido visita Instituto de Pesquisas da Amazônia

Instituto de Pesquisas da Amazônia promove jogos e oficinas ao ar livre