Instituto do Câncer soluciona dúvidas por telefone



Projeto Alô Enfermeiro já atende 90% dos pacientes do Icesp, que recebe 2,5 mil ligações ao mês

Os pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) não precisam se deslocar para tirar dúvidas a respeito da doença. Mais de 90% deles já utilizam o serviço telefônico do Alô Enfermeiro, projeto do Icesp criado para tirar dúvidas oncológicas. Mensalmente, são cerca de 2,5 mil ligações.

A maior fonte de dúvidas entre os pacientes - 60% das perguntas - está relacionada aos sintomas que surgem nos dias seguintes à aplicação da quimioterapia, como diarréia, febre, queda de cabelo, fadiga, náusea e calor excessivo. Os usuários também indagam sobre assuntos relacionados às atividades cotidianas: se é permitido depilar-se ou fazer a barba, como é a alimentação adequada durante o tratamento e a forma de ingestão das medicações prescritas.

Implantado no modelo de enfermeiro de referência - em que o mesmo profissional acompanha o paciente do início ao fim do tratamento -, o projeto permite ao paciente realizar os questionamentos a um profissional que conhece seu caso e seu histórico. Para isso, o Icesp utiliza um ramal móvel, conseguindo atender às ligações em qualquer local do hospital.

Do Portal do Governo do Estado



07/02/2012


Artigos Relacionados


Instituto do Câncer é iluminado de rosa para lembrar luta contra câncer de mama

Icesp responde dúvidas frequentes de pacientes com câncer

Instituto do Câncer em números

Instituto do Câncer faz homenagem ao Dia dos Pais

Instituto do Câncer faz parceria com A.C. Camargo

HC-SP ganha instituto especializado em câncer