Instituto Nacional apresenta Centro Brasileiro de Material Biológico em SC
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) participa da 12º edição da Conferência Internacional de Coleções de Culturas, entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro de 2010, em Florianópolis (SC). O objetivo do evento é discutir questões relacionadas à infra-estrutura de centros depositários de recursos biológicos e sua importância para o desenvolvimento cientifico e tecnológico. O Centro Brasileiro de Material Biológico (CBMB) será apresentado durante palestra do INPI.
O Inpi e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) selaram um acordo em 2006 para a implantação do CBMB. O projeto tem o objetivo de criar uma infra-estrutura no Brasil que permita o desenvolvimento de um sistema nacional de conformidade de acesso ao material biológico, prevendo os requisitos de segurança internacionais, aumentando as possibilidades de pesquisas e desenvolvimento de patentes.
No Brasil, assim como em outros países, a concessão de patentes que envolvam material biológico requer que este material seja depositado em uma instituição de coleta dessas culturas, conforme indica o Tratado de Budapeste.
Atualmente não existe nenhuma instituição desse tipo em toda a América Latina. A iniciativa do CBMB tem base no Decreto nº 6.041/07 que institui a Política de Desenvolvimento da Biotecnologia para pretende estabelecer parâmetros para um desenvolvimento sustentável da biotecnologia no Brasil. A previsão é que as obras de constrição tenham início em setembro deste ano e seja concluído no segundo semestre de 2011.
Fonte:
Inpi
20/09/2010 13:15
Artigos Relacionados
Instituto Biológico assina protocolo de intenções com Instituto Italiano
Ibama flagra coreanos com material biológico em MT
Setor turístico do Centro-Oeste produzirá material para atrair turismo nacional e internacional
Anvisa propõe novas regras para transporte de material biológico humano
João Pedro apresenta voto de aplauso ao Instituto Brasileiro de Museus
Conheça a história do Instituto Biológico