Ibama flagra coreanos com material biológico em MT



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) flagrou quatro coreanos nesta segunda-feira (11) em prática de biopirataria. A operação começou no dia 4 de novembro, quando técnicos do Ibama em parceria com a Funai e apoio da Força Nacional, foram para o município de Canarana, no Mato Grosso, para apurar a denúncia que pessoas estavam coletando material genético da Terra Indígena Parque Nacional do Xingu.

Após semanas de investigação, a equipe do Ibama flagrou o grupo quando retornavam da Terra Indígena após coletarem amostras de material vegetal e filmagens de formas de coleta e uso de ervas medicinais dos indígenas Kamaiura, Waurá e Ikpeng. Após o flagrante, eles foram levados para a Delegacia Regional da Polícia Federal de Barra do Garça (MT).

Um dos infratores possui uma empresa nos Estados Unidos, a qual revende amostras biológicas para indústrias farmacêuticas e de cosméticos. Além disso, conforme informações obtidas ao longo da investigação, não seria a primeira visita do sul-coreano ao país, tendo realizado atividades semelhantes em outras oportunidades, inclusive com o conhecimento de que estava desrespeitando as normas nacionais.

Os estrangeiros foram enquadrados pelo Ibama pela tentativa de remessa de patrimônio genético ao exterior e devem responder criminalmente pelo transporte de produtos florestais sem licença do órgão ambiental. O acesso ao conhecimento tradicional associado dos indígenas está sendo investigado. As irregularidades nos passaportes e vistos, podem resultar na sua expulsão do País.

Fonte:
Ibama

 

 



13/11/2013 13:56


Artigos Relacionados


Ibama flagra madeira extraída ilegalmente no Amapá

Instituto Nacional apresenta Centro Brasileiro de Material Biológico em SC

Anvisa propõe novas regras para transporte de material biológico humano

ORÇAMENTO FOI TEMA DA REUNIÃO DE MESTRINHO COM LÍDERES COREANOS

Justiça suspende isenção de imposto para importação de automóveis coreanos

Operação flagra uso ilegal de madeira da Mata Atlântica