Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia comemora 57 anos com circuito de ciência



A 115ª edição do Circuito de Ciência foi realizada no último fim de semana no Bosque da Ciência, em Manaus (AM), encerrando a semana de atividades em comemoração aos 57 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O evento teve por objetivo promover a interação de crianças e adolescentes com a ciência de modo lúdico e dinâmico.

Quatro escolas das redes municipal e estadual de ensino, situadas na zona rural e de zonas periféricas da cidade, foram convidadas a participar do passeio e das oficinas educativas, realizadas com o apoio de entidades e empresas parceiras, além de contar com a participação de algumas coordenações de pesquisas do próprio instituto que transformaram o Bosque da Ciência em um laboratório a céu aberto.

Os visitantes puderam conhecer mais sobre as pesquisas do Inpa visitando os estandes das coordenações de pesquisas, como a dos insetos invertebrados terrestres, e ver aranhas e besouros vivos. No estande de doenças tropicais, os visitantes puderam conhecer como ocorre a transmissão da leishmaniose, malária entre outras doenças. 

O Circuito da Ciência é um projeto realizado pelo Inpa e patrocinado pela Petrobras e pela Moto Honda da Amazônia. A iniciativa conta ainda com o apoio do Sesc Amazonas, Prefeitura de Manaus (Semmas, Semed), governo do Amazonas (Seduc), Amazônia Viva, Magistral, Sesi, Museu da Amazônia (Musa), Ampa,Tartarugas da Amazônia, Brothers, Assinpa e Lapsea/Inpa.

 

Mamíferos Aquáticos

Na edição especial do Circuito da Ciência, em comemoração dos 57 anos do Inpa, a Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), montou duas estações de conhecimento onde os estudantes da Escola Municipal do São José I aprenderam sobre a conservação dos mamíferos aquáticos, o manejo em cativeiro dos peixes-bois e ariranhas e ainda as conseqüências do degrade desses animais.

Para o estudante Mauricio Pereira Thomas, de 14 anos, é muito importante adquirir conhecimentos sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia, pois só aprendendo os efeitos da extinção desses animais na natureza é possível conservar o meio ambiente de forma correta. “Aprendi aqui na Ampa que pequenos gestos contribuem na preservação dos mamíferos aquáticos, como não jogar óleo na pia e também não jogar lixo nos rios e nas ruas. Tudo isso agente aprende e depois passa para nossos amigos e familiares”, comenta Thomas.

 

Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

 

01/08/2011 18:04


Artigos Relacionados


Mostra comemora aniversário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Instituto Brasileiro de Museus comemora três anos com Circuito Ciclístico

Começa escolha de novo diretor para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Amazônia recebe 7ª edição do projeto Circuito da Ciência

Ciência e Tecnologia: Instituto de Pesquisas Tecnológicas recebe prêmio por pesquisa de alumínio

Ciência e Tecnologia: Profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas recebem prêmio nos Estado