Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais divulga dados sobre desmatamento de outubro



O Deter, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que mede o desmatamento mensalmente, registrou uma área de 385,5 Km2 de corte raso e degradação da floresta amazônica em outubro. O número não altera a tendência das taxas de desmatamento na Amazônia Legal, que de janeiro a setembro de 2011 diminuiu 1,3% em relação ao mesmo período de 2010.

Apenas 17% do território coberto pelos satélites Terra/Aqua e Cbers apresentaram cobertura de nuvens, o que facilitou a detecção, permitindo com que o total de áreas observadas seja 91% superior ao de setembro. Os meses mais secos costumam apresentar taxas mais elevadas. Comparado a outubro de 2010, a queda no mesmo período foi de 7,8%.

De acordo com a Diretoria do Departamento de Políticas de Combate ao Desmatamento, uma frente de desflorestamento em Porto Velho (RO) e nos municípios próximos é apontada como responsável por 33% do total da área desmatada em toda a Amazônia Legal. Ainda não é possível saber se a supressão de vegetação ocorrida é legal ou ilegal, o que depende da análise das autorizações dos órgãos licenciadores.

O município de Porto Velho lidera a lista de desmatadores, atingindo 58,1 Km2 em outubro. A área é mais que o dobro da verificada no município de Novo Repartimento, no Pará, o segundo na lista de maiores desmatadores, com 19,8 Km2. Informações preliminares do Ibama e da Secretaria de Meio Ambiente do estado indicam que o fenômeno está ligado ao aquecimento da economia local. O segundo estado que mais desmatou foi o Pará, seguido do Mato Grosso.

Criado para facilitar o trabalho da fiscalização do Ibama, pois aponta as áreas prioritárias para a atuação dos fiscais, o Deter é utilizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como indicador de tendência de desmatamento, que hoje está menor.

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



29/11/2011 20:04


Artigos Relacionados


Monitoramento agrícola global terá apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Inpe divulga dados do desmatamento da Amazônia até outubro

Instituto de Pesquisas Espaciais seleciona chefe para coordenação de Observação da Terra

Kátia Abreu acusa instituto de divulgar dados inverídicos sobre desmatamento na Amazônia

Meio Ambiente divulga dados sobre desmatamento no Cerrado nesta 3a feira (13)

Meio Ambiente divulga novos dados sobre desmatamento da Amazônia nesta 5ª feira