Instituto Nacional de Propriedade Industrial divulga balanço de 2013



Um importante canal de comunicação com o público externo, a Ouvidoria do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) preparou um relatório com dados estatísticos e informações gerenciais para traçar um balanço das demandas recebidas em 2013.

No último ano, iniciou-se a classificação das mensagens por “subassunto” que possibilitou fornecer às áreas um diagnóstico mais aproximado do que o usuário demanda da Ouvidoria do Inpi.

No ano passado, os temas mais recorrentes nos atendimentos da Ouvidoria foram: atendimento da área técnica; demora na concessão do registro; demora na publicação do pedido de registro de marcas; demora na análise do processo; demora na expedição de certificado de registro; demora na resposta do Fale Conosco; arquivamento de pedido de registro; demora na atualização da base de dados/site.

Em relação às demandas é relevante analisar a procedência das mensagens por cada estado do País. A maioria dos acionamentos vem dos estados de São Paulo (268 mensagens) e Rio de Janeiro (226 mensagens), que representam 37% e 31% do total, respectivamente. Os outros 32% das mensagens estão distribuídos por diversos estados do País.

As mensagens recebidas por meio do “Sistema Ouvidoria” constituem 97,92% do total dos acionamentos. Os contatos realizados pelos demais canais de comunicação (carta, fax, pessoalmente) são lançados posteriormente neste mesmo sistema, com o objetivo de garantir a segurança das informações, facilitar sua localização e para que possam ser incorporados às estatísticas das áreas respectivas.

Acesse o relatório completo.

Fonte:
Instituto Nacional de Propriedade Industrial



17/03/2014 12:19


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