Flexa Ribeiro recebe avaliação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial
O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), recebeu, nesta quarta-feira (11), relatório de avaliação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com base em estudo elaborado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), em parceria com o Ibope. Também participaram da reunião com representantes da Amcham os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Flávio Torres (PDT-CE).
Na pesquisa que deu origem ao relatório, foram entrevistados representantes de empresas que fazem uso de serviços do INPI. O instituto, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, é responsável por registros de marcas, concessão de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia e de franquia empresarial, e por registros de programas de computador, desenho industrial e indicações geográficas.
Conforme os resultados da pesquisa Amcham/Ibope, 57% das empresas consultadas consideraram regular a atuação do instituto, apesar de apontarem evolução do INPI nos últimos anos. Como aspecto positivo, a pesquisa revelou que as empresas acreditam que o INPI atua com objetividade e padronização dos critérios para tomada de decisões, mantendo transparência em sua atuação.
11/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Instituto Nacional de Propriedade Industrial divulga balanço de 2013
Inaugurada nova sede do Instituto Nacional de Propriedade Industrial no Rio
Concurso vai selecionar 250 profissionais para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Prorrogadas as inscrições para mestrado do Instituto de Propriedade Industrial
Flexa Ribeiro destaca liderança do Pará na produção industrial
Flexa Ribeiro destaca crescimento industrial do Pará registrado pelo IBGE