Institutos divulgam o conhecimento em várias cidades do País
De segunda-feira (4) a quarta (6), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove o Programa de Pós-graduação em Entomologia (PPG-ENT), com o tema “Entomologia para todos”. A quinta edição do chamado Puxirum Entomológico tem por objetivo reunir pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação da área de ciências biológicas para debater sobre o assunto.
Durante o evento serão ministrados dois minicursos práticos, um referente a técnicas de coletas de insetos e outro sobre entomologia forense, além de palestras, mesas-redondas e mesas de discussão. Haverá ainda apresentações de trabalhos dos alunos e concurso de fotografias abertos ao público.
Também podem participar do Puxirum Entomológico profissionais das áreas que englobam o estudo de insetos, tais como entomologia agrícola, florestal e médica; ecologia; genética e áreas afins.
"Puxirum" significa a reunião de esforços em prol de um objetivo comum. A palavra é de origem nheengatu, língua falada no Brasil colonial resultante da mistura entre o tupi, o português e o espanhol.
Radiação
O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI) no Rio de Janeiro, promove, na segunda (4), às 14 horas, uma palestra sobre o risco de câncer em crianças pela exposição à radiação nos exames de tomografia computadorizada.
A palestra gratuita será ministrada pelo especialista britânico Mark Pearce, da Universidade de Newcasttle. Pearce é pesquisador visitante do projeto Tomografia Computadorizada Pediátrica no Brasil: Frequência de Utilização, Dose Absorvida e Risco de Indução de Câncer de Tireoide, aprovado no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
Ele coordena, no Reino Unido, estudos desenvolvidos com grupos de pacientes submetidos a exames de tomografia computadorizada na infância. O objetivo é avaliar o subsequente risco de câncer no cérebro e leucemia.
Não haverá tradução simultânea. Os interessados devem fazer a inscrição prévia. As vagas são limitadas. Para se inscrever, acesse o site www.ird.gov.br.
Seminário APL Mineral
De terça-feira (5) a quinta (7), será realizado, em Vitória (ES), o 10º Seminário Nacional de APLs de Base Mineral e o 7° Encontro RedeAPLmineral. O evento tem como objetivo unir e intensificar a relação de empresas e setores organizados em arranjos produtivos locais (APLs), discutindo e difundindo experiências, buscando soluções para essa cadeia produtiva brasileira.
Já o 7° Encontro da RedeAPLmineral será uma oportunidade de divulgação e disseminação da boa informação e das melhores práticas na cadeia produtiva do setor, que compreende os processos de extração, beneficiamento e transformação mineral.
Mais informações no site do evento.
Museu de Ideias
Na terça, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) apresenta a palestra "Museu de ciência: o diálogo com as diferenças". O evento é resultado da pesquisa coordenada pela museóloga, mestre em educação e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Silvilene de Barros Morais.
A pesquisa, que tem o mesmo tema da palestra, foi desenvolvida com o objetivo de esclarecer em que medida a atividade de visitação em museus se torna relevante para os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja), com ênfase nos alunos atendidos pelas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
A palestra acontece às 15h, no prédio anexo ao Mast, no Rio de Janeiro.
Saiba mais na página do museu.
Semiárido
O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) disponibilizou a programação completa do projeto Semiárido em Foco para o mês de novembro. Hoje, edição especial do ciclo se voltou a questões socioambientais e econômico-culturais da América Latina.
Na próxima sexta (8), o professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Hermes Alves de Almeida fará a palestra sobre o tema “O regime pluvial das microrregiões mais secas da Paraíba e o potencial de captação de água da chuva”.
As atividades do Semiárido em Foco acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 14h, na sede do Insa, em Campina Grande (PB), e são abertas ao público.
Empreendedorismo
De quinta (7) a domingo (10), acontece na cidade de Búzios (RJ) o Encontro Fluminense de Empresários Juniores (Efej-2013). O evento tem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e é promovido pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ).
Em sua décima edição, o Efej tem como finalidade reunir empresários de diferentes localidades e contará com a participação de mais de 400 congressistas, de mais de dez estados e de cerca de 30 universidades.
Com o tema “Empreendedorismo que transforma”, o encontro visa promover as diferentes formas de empreendedorismo, estimulando o espírito do futuro empresário por meio de uma experiência que ultrapassa as barreiras das salas de aula. A ideia é fazer com que os alunos sejam referências e agentes de transformação social.
O evento busca ainda a transformação da cidade de Búzios, sede do Efej. Para isso, serão oferecidas consultorias ministradas pelos próprios congressistas para os cidadãos locais.
A programação completa está disponível em www.efej.com.br.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
04/11/2013 11:07
Artigos Relacionados
Tempo permanece nublado em várias cidades do País
Institutos divulgam Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Ceará
Campanha pela licença-maternidade amplia benefício em várias cidades brasileiras
Fim de semana chuvoso em várias regiões do País
Rede reúne institutos federais e escolas em todo País
Institutos Federais oferecem qualificação técnica em todo o País