Integrantes do Programa Senado Verde visitam fazenda agroecológica



O Núcleo de Ações Sócio-Ambientais do Senado Federal e integrantes do Programa Senado Verde realizaram na manhã desta sexta-feira (13) visita técnica de trabalho à Fazenda Malunga, a maior produtora de alimentos orgânicos certificados da região Centro-Oeste. Os servidores, responsáveis pela adoção de boas práticas ambientais na Casa, tiveram uma aula prática sobre as ações aplicadas no modelo de gestão adotado pelo sistema agroecológico que une qualidade, respeito ao meio ambiente, à saúde, rastreabilidade e bons resultados econômicos.

Em decorrência deste planejamento e gestão, a fazenda é modelo no cultivo de hortaliças orgânicas (biológicas) no país e “case de sucesso” empresarial do Sebrae. Trabalha com integração de atividades, diversificação de culturas e o mínimo de perdas energéticas. Depois de 20 anos de muito trabalho, o engenheiro agrônomo e proprietário da fazenda, Joe Valle, que é deputado distrital, dissemina através de palestras e visitas a campo, o processo a partir do qual como conseguiu aplicar simultaneamente as bases científicas da agroecologia (de acordo com as normas de certificação exigidas pelo Ministério da Agricultura) aliadas à modernas práticas de gestão da qualidade, gerando resultados econômicos de forma planejada.

- Foi uma iniciativa bastante produtiva, pois recebemos uma série de informações sobre o processo produtivo dos orgânicos, as regras e normas aplicadas na rastreabilidade e na gestão de qualidade, além da possibilidade de firmar parcerias para reforçar as ações ambientais que o Senado irá executar nos próximos meses - afirmou a coordenadora do Núcleo de Ações Sócio-Ambientais do Senado, Andrea Bakaj. Com o apoio da Mesa, serão executadas no ano que vem diversos projetos que constam no Plano de Metas do Núcleo Ambiental, fortalecendo o consumo consciente e racional dos recursos como agua, papel, energia e plástico.

- Com mudanças simples no nosso comportamento diário, em nosso local de trabalho, é posssivel dar grandes passos na direção de um meio ambiente mais equilibrado e com menos desperdícios - disse Andrea Bakaj.

Criado em 2007, o Senado Verde já promove uma série de iniciativas na busca da redução do consumo de energia, uso racional da agua, reciclagem e descarte de resíduos pesados. Para 2014, temas como a adoção da logística reversa e de compras sustentáveis devem merecer atenção prioritária da Direção Geral do Senado, informou a coordenadora. E foi para fortalecer a adoção de novas ações e apontar novas sugestões e propostas para serem incluídas nos programas de gestão ambiental que os servidores do Senado Verde realizaram a visita técnica à fazenda.



13/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa Senado Verde e Consultoria de Orçamento são apresentados

Lançada exposição sobre programa Senado Verde

Senado demonstra preocupação ambiental e cria Programa Verde

Shopping de Brasília sedia exposição do programa Senado Verde

Adolescentes de Iaras visitam fazenda histórica em Botucatu

Fazenda: Fiscais da Operação de Olho na Bomba visitam Birigui nesta quinta