Interlegis inicia nesta segunda-feira curso virtual sobre Orçamento Público



Através do Portal do Interlegis na Internet (www.interlegis.gov.br) será iniciado nesta segunda-feira (14) o curso de Introdução ao Orçamento Público I, para o qual estão inscritas 136 pessoas. O curso é gratuito, mas apenas os candidatos previamente selecionados terão acesso, por meio de uma senha. De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação do Programa Interlegis, Alaciel Franklin Almeida, os alunos terão informações detalhas a respeito da elaboração do Orçamento Público, desde a preparação da lei até sua fiscalização pelo Tribunal de Contas.

Esse será o quarto curso ministrado através do Portal do Interlegis, que está sendo desenvolvido desde 1997 pelo Senado Federal. Por intermédio de computadores ligados à Internet e salas de vídeoconferência, o Interlegis proporciona educação à distancia, criando um canal de comunicação entre legisladores de todos os níveis. Trata-se de um poderoso meio de ligação dos legisladores com a sociedade, de acordo o primeiro secretário da mesa, senador Carlos Wilson (PTB-PE).

A especialista em educação à distância, Luciana Mendes, que juntamente com o consultor Ilvo Débus elaborou o conteúdo do curso sobre Orçamento Público, disse que, através dessa iniciativa, o acompanhamento dos gastos públicos poderá se tornar mais claro para funcionários e representantes do povo, colaborando para aumentar a transparência e a qualidade dos poderes.

Com duração total prevista para 120 h, o curso deverá ser encerrado em dezembro de 2003. Cerca de 100 pessoas já se inscreveram para a nova turma do Curso de Orçamento Público I, com início previsto para junho de 2003, conforme informou a administração do Interlegis. Os alunos aprovados terão direito a certificado de aproveitamento.

Conforme o projeto, apenas os alunos que obtiverem aprovação nos testes de avaliação poderão inscrever-se nas etapas subseqüentes. Eles contarão com a colaboração de um tutor, que será o representante do aluno junto a administração do curso. Além disso, caberá ao tutor esclarecer as dúvidas dos alunos, o que poderá ser feito tanto pela Internet quanto pelo telefone.

Entre os selecionados para a primeira etapa, que vai até 28 de fevereiro de 2003, se incluem quatro presidentes de Câmaras Municipais; 17 vereadores; 86 assessores e funcionários; e também quatro funcionários de tribunais de contas, dos estados do Maranhão e do Paraná e do município do Rio de Janeiro; um juiz do Tribunal Regional do Trabalho de Belém, sete funcionários de outros órgãos e sete cidadãos.



11/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inscrições para curso virtual começam nesta terça-feira (11)

Comissão realiza seminário sobre Orçamento 2008 em Fortaleza nesta segunda-feira

Reunião nesta segunda-feira vai aparar arestas de projeto sobre pregão eletrônico no setor público

INSS inicia depósitos da folha de março nesta segunda-feira (26)

Planejamento oferece curso sobre Orçamento Público

Inscrições para curso online LGBT terminam nesta segunda-feira