Internautas consultados pelo DataSenado são favoráveis a projetos aprovados após manifestações



Pesquisa online realiza pelo DataSenado sobre as manifestações de rua iniciadas em junho e sobre projetos debatidos no Parlamento indicou que a maioria dos internautas foi favorável às votações da pauta prioritária do Senado. Em destaque, o projeto que transforma corrupção e homicídio em crimes hediondos, o passe livre para estudantes e a exigência de ficha limpa para o exercício de cargos públicos.

As matérias votadas pelos parlamentares em julho teve aprovação de mais de 60% dos entrevistados.

Ao todo, 9.064 questionários foram respondidos por grupo representativo de usuários de internet e redes sociais. A maioria é formada por homens, com ensino superior ou pós-graduação. Quase a metade mora na Região Sudeste.

Entre os temas que mais mobilizaram os internautas também aparecem o controle de gastos com a Copa do Mundo; deficiências nos serviços de saúde e educação; e excesso de impostos, também apontados como principais motivos das manifestações populares.

Mesmo com o anúncio de medidas pela Presidência da República e pelo Congresso, 42,8% dos pesquisados acham que as manifestações vão aumentar; 33,7% acham que permanecerão iguais e 17,1% acreditam que diminuirão.

A pesquisa mostra grande expectativa com o resultado das pressões das ruas. Dos internautas que participaram da pesquisa, 61,3% acreditam que o país deve mudar para melhor. Mais de um terço dos que responderam ao questionário enviado pelo DataSenado (39,1%) afirmaram ter participado dos protestos; 74,8% dos quais manifestaram disposição de voltar às ruas caso não aconteçam as mudanças desejadas.



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Internautas são favoráveis à permanência de Heloísa Helena na bancada

DataSenado faz pesquisa online sobre manifestações nas ruas

Novos Códigos de Processo Penal e Civil foram aprovados pelo Senado após as eleições

Conheça os projetos aprovados pelo Senado que viraram lei em 2013

Presidente também enumerou projetos aprovados pelo Senado

Quatro projetos são aprovados pelo Programa Tecnológico Brasil-Israel