Into conclui mutirão com 100 cirurgias de mão



O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) realizou, durante toda a semana, mais um mutirão de cirurgias. Desta vez, foram atendidos 100 pacientes que necessitam tratar a síndrome do túnel do carpo, que leva à perda progressiva da sensibilidade das mãos e dos dedos e afeta, principalmente, as mulheres.

O índice de cura com essa cirurgia é alto. Em 95% dos casos, o problema é bilateral nos punhos e com alta incidência de afastamento do trabalho. O procedimento é a maior demanda recebida pelo centro especializado. O problema causa dor, com predominância noturna ou matutina, e a perda progressiva da sensibilidade da ponta dos dedos, podendo ocasionar a dormência total e permanente, se não for tratado de forma adequada e em tempo hábil. As causas são diversas, como nos casos de doenças reumáticas, diabetes e hipotireoidismo, mas a variação hormonal da mulher na menopausa é a mais frequente.

O tratamento cirúrgico consiste na liberação do túnel do carpo que fica localizado na parte anterior dos punhos, por onde passam os tendões flexores dos dedos e o nervo mediano. O túnel do carpo é o ponto mais frequente da compressão deste nervo que, na maioria das vezes, é secundária a uma inflamação da camada que envolve estes tendões e o nervo.

O Centro de Cirurgia de Mão é responsável pelo tratamento das lesões traumáticas, degenerativas e inflamatórias da mão (artroses e artrite reumatoide), além da correção das deformidades congênitas. Este ano, foram realizadas 1.167 cirurgias de mão.

 

Fonte:

Ministério da Saúde

 



04/10/2013 19:31


Artigos Relacionados


Into faz mutirão de cirurgias de mão

Mutirão de cirurgias ortopédicas é realizado no Rio de Janeiro

Mutirão de cirurgias no joelho beneficiam 143 pacientes

Mutirão do Hospital do Servidor fez 20 cirurgias de catarata

Rio de Janeiro terá mutirão de cirurgias de lábio leporino

Hospital do Homem faz mutirão de cirurgias urológicas amanhã