Mutirão de cirurgias ortopédicas é realizado no Rio de Janeiro



Trinta pacientes que aguardavam cirurgia de joelho estão sendo beneficiados com um mutirão de cirurgia do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), que acontece nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24). O esforço é para eliminar a lista de espera pelo procedimento, através da artroscopia de joelho, cirurgia menos invasiva, realizada por vídeo para corrigir as lesões de menisco e de cartilagem. O procedimento é realizado pelo Centro de Medicina Esportiva, no Rio de Janeiro. Todos os pacientes foram examinados e a maioria sofreu lesões de origem traumática.

O Centro de Medicina Esportiva foi criado para oferecer tratamento especializado a atletas que necessitam de atendimento ortopédico no Sistema Único de Saúde (SUS). O local atende atletas em formação nos programas esportivos sociais com consultas médicas, orientações para tratar lesões e a realização de cirurgias com especialistas até o retorno à prática esportiva

Balanço

A iniciativa em realizar o 10º Mutirão de Cirurgias faz parte de um conjunto de medidas determinadas pelo Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de atendimento do Into e reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro.

Este ano, o Into já beneficiou 473 pacientes em um total de 502 cirurgias, em nove mutirões realizados pelos centros especializados em crâniomaxilofacial, quadril, coluna, oncologia ortopédica, ortopedia pediátrica, joelho, ombro, microcirurgia reconstrutiva e pé e tornozelo.

Entre as cirurgias realizadas, estão as artroplastias primárias para a colocação de próteses no quadril e no joelho, a correção da escoliose na coluna, procedimentos para corrigir deformidades ortopédicas em crianças, a ressecção de tumores ósseos e as lesões que afetam o ombro, o pé e tornozelo e o movimento dos braços e mãos de bebês e crianças.

Pioneirismo

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), órgão do Ministério da Saúde, é centro de referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades. Segue uma trajetória avanços, comprovada pelos números e qualidade no atendimento de pacientes do SUS e pela estrutura que oferece. É posto de excelência na área de ortopedia, traumatologia e reabilitação do país.

A capacidade estimada de atendimentos é de cerca de  86 mil a cada ano. A equipe conta com fisiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais.  O Into conta também com 21 salas cirúrgicas - entre as quais, uma sala para emergências. São 255 leitos de internação e 48 leitos de terapia intensiva e pós-operatório.

O Into é candidato a ser hospital de referência para o atendimento de atletas olímpicos nos jogos de 2016.

 

Fonte:

Ministério da Saúde

Into



23/09/2013 17:16


Artigos Relacionados


Manaus e Rio de Janeiro recebem mutirões de cirurgias ortopédicas

Novidades no atendimento aceleram cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro terá mutirão de cirurgias de lábio leporino

Hospital referência em cirurgias ortopédicas quer triplicar capacidade de atendimento

Into faz mutirão de cirurgias de mão

Into conclui mutirão com 100 cirurgias de mão