Investigação da CPI da pedofilia leva a prisão de acusado em Arapiraca



"O Brasil não tolera mais abusos contra crianças e adolescentes. A população de Arapiraca entendeu o sentido de nosso trabalho e o que se viu nesses três dias foi um mosaico de ódio, pena e nojo". Assim o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, senador Magno Malta, sintetizou o trabalho realizado na cidade de Arapiraca (AL) no último fim de semana, que resultou na prisão do monsenhor Luiz Marques Barbosa, de 83 anos, acusado de abuso sexual de crianças e adolescentes. Também foram presos o motorista José Reinaldo Bezerra e a assistente social Maria Isabel dos Santos, funcionários da paróquia.

O parlamentar classificou o trabalho realizado pela CPI na cidade alagoana como pedagógico e produtivo. Muitas das informações levantadas pela comissão foram fornecidas não só pelas vítimas de abuso, mas pelos padres Raimundo Gomes e Edilson Duarte, também acusados da prática e incluídos no programa de delação premiada.

A comissão deve continuar apurando o caso em depoimentos a serem colhidos em Brasília. Além do advogado dos padres, devem ser ouvidos outros coroinhas, ex-coroinhas e religiosos acusados de pedofilia .

Banco de dados sobre pedófilos

Em entrevista à Agência Senado, Magno Malta informou que deve ser acelerada a votação do PLS 338/09 na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Esse projeto de lei foi apresentado pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e prevê a criação de um banco de dados sobre pedófilos, que será disponibilizado pela internet.

Magno Malta é relator da matéria na CDH e avaliou a disponibilização desse banco de dados como "necessária e importante". O parlamentar observou ainda que o Brasil está atrasado na formulação desse cadastro, na comparação com outros países, como os Estados Unidos. Sua expectativa é apresentar o relatório ao PLS 338/09 - aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) no final de 2009 - já na próxima semana.

19/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nery comemora prisão de acusado de pedofilia

Magno Malta comemora prisão de acusado de pedofilia no Amazonas

Magno Malta critica revogação de prisão de acusado de pedofilia

Magno Malta comemora prisão de ex-deputado paraense acusado de pedofilia

CPI da Pedofilia ouve ex-juiz acusado de pedofilia

CPI da Pedofilia quer ouvir magistrado que criticou atuação de Magno Malta durante audiência pública em Arapiraca