Investimentos irão fomentar o turismo de eventos no país




O anúncio partiu do Ministério do Turismo nesta terça-feira (04), que deve publicar edital no Diário Oficial da União da próxima quinta-feira (6). O documento convocará estados e municípios para apresentarem propostas para a promoção de eventos. 

Segundo o MTur, somente estados e municípios poderão apresentar propostas e o prazo para inscrição começa na quinta-feira e vai até o dia 21 de dezembro de 2012, por meio do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv). As propostas selecionadas contemplarão as cinco macrorregiões brasileiras.

Os eventos a serem patrocinados deverão cumprir os seguintes critérios: ser realizado entre 1º de dezembro de 2012 e 17 de fevereiro de 2013; ter tido três edições anteriores; e comprovar potencial de geração de fluxo turístico. O valor mínimo para apoio a cada evento é de R$ 100 mil e, o máximo, de R$ 400 mil.

Entre os itens que podem ser custeados com recursos do Ministério do Turismo estão palco, sonorização, iluminação, segurança e arquibancadas. De acordo com a Portaria Nº 112, de março de 2012, é proibido o pagamento de cachês a artistas e bandas.

Turismo no Brasil

As empresas do setor de turismo registraram aumento no faturamento médio de 18,3% em 2011, segundo a 8ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido do Ministério do Turismo. Veja a pesquisa na íntegra.

Os dados foram coletados entre janeiro e março de 2012 e divulgados em agosto. O foco foi empreendimentos com 110 mil empregados e faturamento de R$ 50,9 bilhões. Além do aumento no faturamento, as empresas ampliaram em 5,7% o quadro de funcionários, aumentaram em 7% os preços e tiveram aumento de custos da ordem de 9,9%.

O segmento de turismo receptivo, de atração de turistas, foi o que apresentou maior crescimento médio de faturamento, com 33,5%. Em seguida vieram o de hospedagem (22,2%), agências de viagens (19,5%) e do transporte aéreo (18,2%).

Os quatro segmentos que mais contrataram em 2011 foram, nesta ordem, o de agências de viagem, operadoras de turismo, transporte aéreo e locadores de automóveis. Os nove segmentos pesquisados foram: agências de viagens, locadores de automóveis, meios de hospedagem, operadoras de turismo, organizadoras de eventos, promotores de feiras, transporte aéreo, transporte rodoviário e turismo receptivo.

Assista reportagem sobre o panorama do Turismo no Brasil:

 

Leia mais:

 

Fonte:
Ministério do Turismo
Portal Brasil



03/09/2013 14:53


Artigos Relacionados


Heloísa defende investimentos e linhas de crédito para aumentar turismo no país

Novo Código Comercial poderá fomentar crescimento econômico do país, afirma jurista

Investimentos de US$ 4 milhões irão aumentar acesso de brasileiros à Justiça

Entidades irão aumentar investimentos no setor agrícola brasileiro

Investimentos irão promover a pesquisa e desenvolver a indústria da pesca

Setor de eventos alavanca turismo no Brasil