Ipea promove seminário sobre crise internacional e fluxos financeiros
As inscrições para o seminário Taxação sobre fluxos financeiros para um mundo melhor estão abertas até a próxima terça-feira (8). O evento, promovido pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Deint) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), será nos dias 10 e 11 de junho.
Participam da mesa de abertura o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães, e o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.
Nos dois dias, o seminário debaterá a crise internacional financeira, o financiamento do desenvolvimento e a viabilidade técnica de uma taxação sobre transações cambiais. Todas essas questões são temas de discussão internacional desde o início da crise, em 2008, quando os países mais ricos e desenvolvidos do planeta, entre os quais os Estados Unidos e Inglaterra, sofreram colapsos econômicos.
A programação também prevê o lançamento do livro Globalização para todos - Taxação solidária sobre os fluxos financeiros internacionais, editado pelo Ipea e organizado por Marcos Antonio Macedo Cintra, Giorgio Romano Schutte e Andre Rego Viana.
Também será lançada a versão em português do relatório final do Grupo Internacional de Peritos sobre a taxação de fluxos financeiros. Participaram do grupo representantes de onze países, entre os quais Brasil, Chile, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e Japão, e França.
Os interessados em participar do evento podem se inscrever pelo email [email protected] ou pelo telefone (61) 3315 - 5108. A programação completa está disponível aqui.
Fonte:
Agência Ipea
Saiba mais sobre o Ipea no Portal Brasil.
23/10/2013 15:41
Artigos Relacionados
Taxação sobre fluxos financeiros é tema de seminário do Ipea
Ipea divulga análise sobre instabilidade dos fluxos de capitais internacionais
Ipea apresenta estudo sobre efeitos da crise financeira internacional
Ipea promove seminário sobre pobreza extrema na Bahia
Ipea promove seminário sobre papel dos setores público e privado na formação de mão de obra
CI promove seminário sobre crise energética