CI promove seminário sobre crise energética



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) promovem o seminário internacional "A crise energética brasileira" na próxima terça-feira (dia 21), das 9h às 18h. O objetivo é discutir as saídas que o Brasil tem para a crise, as medidas que devem ser adotadas e a situação das indústrias afetadas pelo racionamento. Estarão na abertura do encontro os presidentes do Senado, Edison Lobão, da Câmara, Aécio Neves, e da CI, José Alencar, os ministros de Minas e Energia, José Jorge, e da Casa Civil, Pedro Parente (que é presidente da Câmara de Gestão da Crise de Energia), e o presidente da FNE, Jorge Luiz Gomes.

No primeiro painel, Alternativas para Superação da Crise Energética, serão tratados temas relacionados ao Programa Prioritário de Termeletricidade, às repercussões econômicas do desabastecimento e à implantação de novos empreendimentos. Os painelistas são o diretor do Departamento Nacional de Política Energética, Sergio Valdir Bajay e os presidentes da Associação das Empresas Geradoras de Energia, Flávio Antônio Neiva, da Associação das Empresas Distribuidoras de Energia, Orlando Gonzáles, do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Mário Fernando de Melo Santos, da Eletrobrás, Cláudio Ávila da Silva e das Centrais Geradoras do Sul do Brasil, Manoel Arlindo Zaroni Torres, além de um representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O professor Ildo Sauer, do Instituto de Eletrotécnica da Universidade de São Paulo, será o mediador.

O outro painel do seminário, A modelagem do Setor Elétrico Brasileiro, discutirá experiências internacionais relativas à produção e à comercialização de energia elétrica. Os processos de privatização e de fiscalização do setor também serão abordados.

Para discutir o segundo painel, Steve Thomas, pesquisador da Universidade de Greenwivh, na Inglaterra, e Paulo Sotkiewicz, diretor de estudos de energia da Universidade da Florida (EUA), falarão sobre a experiência regulatória internacional. Também são painelistas Adilson de Oliveira, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eduardo Henrique Ellery Filho, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro das Comunicações e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Marco Kappel Ribeiro, representante da Federação Nacional dos Estrangeiros.

Inscrições poderão ser feitas pelo site www.fne.org.br.

17/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI promove nova audiência pública sobre crise energética

Parlamento do Mercosul promove em Caracas seminário sobre integração energética

Ipea promove seminário sobre crise internacional e fluxos financeiros

Congresso instala comissão sobre crise energética

CFC: Suassuna quer detalhes sobre crise energética

Parlamento promoverá seminário sobre integração energética