Ipem reprova 16 lotes de papel higiênico
Operação “De Olho no Rolo” encontrou dimensões bastante diferentes das indicadas nas embalagens
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo realizou, entre os dias 16 e 17 de abril, a operação “De Olho no Rolo”, que analisou os papéis higiênicos vendidos no mercado para uso doméstico e empresarial. Dos 55 lotes analisados, 16 foram reprovados (quase 30%) por apresentarem dimensões (comprimento e largura) em desacordo com o indicado na embalagem pelo fabricante.
Entre as discrepâncias que chamaram a atenção do instituto está a falta de mais de 150 metros de papel em rolos de 300 metros encontrada em amostras analisadas em São José do Rio Preto. A operação foi realizada em laboratórios do Ipem-SP nas cidades de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.
As empresas autuadas pelo Ipem por erros quantitativos têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que vai definir a multa a ser paga. O valor varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dobrando em casos de reincidência. Representantes das empresas fiscalizadas foram previamente convidados a presenciar a análise.
Atendimento Ipem
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected].
No site são encontradas informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.
04/20/2012
Artigos Relacionados
Ipem-SP reprova papel higiênico fora da medida
Ipem reprova marcas de papel higiênico com medidas inferiores
Técnicos do Ipem-SP intensificam fiscalização em lotes de papel higiênico no Estado
Ipem intensifica fiscalização de pescado, gás e papel higiênico
Ipem reprova 27 lotes de produtos hospitalares
Ipem-SP reprova 19% dos lotes de produtos em "Operação Páscoa"