Iphan entrega obras reformadas de terreiro em Salvador



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério da Cultura entregam nessa sexta-feira (11) a reforma de várias obras do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador (BA). Tombado pelo Iphan em julho de 2000, o local recebeu investimentos de R$ 560 mil.

Entre os itens reformados estão a Casa de Oxalá e da Casa de Iemanjá, que receberam nova estrutura de sustentação do telhado; reforma e recomposição de paredes e alvenarias; nivelamento e execução de novos pisos; readequação dos espaços internos; instalação de gás; revisão geral e execução de novas instalações elétricas e hidro-sanitárias; e pintura geral.

O Ilê Axé Opô Afonja é um dos terreiros mais importantes da Bahia. No local, são preservadas tradições fundamentais para a religião de matriz afro-brasileira, sendo o sítio tombado um dos símbolos da resistência cultural dos descendentes dos africanos escravizados e também da sua contribuição à formação cultural do Brasil. 

De acordo com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o trabalho realizado no terreiro reafirma a postura do instituto na mudança de conceito sobre o que é patrimônio cultural, lembrando que “todas as manifestações que contribuíram para a formação do País e da sociedade brasileira ao longo dos séculos são parte integrante do nosso patrimônio”. 

Também estão sendo feitas intervenções no Terreiro de Gantois, com reforma, ampliação e construção das novas acomodações para a Ialorixá, com investimentos de R$ 242 mil.

 

Fonte:
Iphan



24/02/2011 18:19


Artigos Relacionados


Iphan entrega obras e edifícios restaurados em Alagoas

Iphan anuncia plano de revitalização do centro antigo de Salvador

Iphan entrega prêmio para 7 ações que valorizam patrimônio cultural

Iphan inaugura obras do PAC Cidades Históricas em Pilar de Goiás

ACM ENTREGA CONSTITUIÇÃO BAIANA EM BRAILLE NA FEIRA DO LIVRO DE SALVADOR

Walter Pinheiro destaca obras de infraestrutura em Salvador