Iphan promove debate público sobre normas de preservação para Ouro Preto
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresenta nesta quinta-feira (10), em Ouro Preto (MG), os resultados dos estudos de revisão das Normas de Preservação para a área tombada da cidade. A iniciativa é resultado de parceria entre o instituto e a prefeitura de Ouro Preto para compatibilizar os instrumentos de preservação do patrimônio cultural com os de planejamento e desenvolvimento urbano.
O estudo de revisão integra ações do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização (Depam/Iphan) voltados ao tema, que vem desenvolvendo novos entendimentos sobre a gestão de núcleos urbanos tombados; discutindo a construção de diretrizes e normativas atualizadas que considerem a dinâmica das cidades brasileiras; bem como a interface do tombamento com os instrumentos estratégicos de planejamento e desenvolvimento urbano.
Participam do evento, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), representantes de universidades, secretarias municipais, entidades de classe nas áreas de arquitetura, engenharia e geografia, comerciantes, estudantes e moradores da cidade de Ouro Preto.
Fonte:
Iphan
Saiba mais sobre patrimônio cultural e histórico no Portal Brasil.
10/06/2010 11:22
Artigos Relacionados
Iphan discute normas para preservação de Ouro Preto em audiência pública
Iphan publica medidas para preservação do conjunto arquitetônico de Ouro Preto
Iphan lança novas normas para a preservação de Paraty (RJ)
Iphan abre seleção de projetos sobre preservação do Patrimônio Cultural
ILB promove debate sobre a previdência do setor público
CNE promove debate público sobre diretrizes curriculares do jornalismo