Iphan discute normas para preservação de Ouro Preto em audiência pública
No próximo dia 12 de julho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se reúne com a população de Ouro Preto (MG), para debater a normatização para a gestão do sítio histórico. Outras três consultas prévias do gênero foram realizadas em junho deste ano. O objetivo do encontro é buscar soluções para manter a qualidade de vida do local, aliando modernidade e história na preservação do patrimônio cultural.
O trabalho é desenvolvido desde 2007 pelo do Departamento de Patrimônio Material (Depam) do Iphan, em parceria com equipes do Escritório Técnico do instituto em Ouro Preto, Iphan-MG e prefeitura local. Uma das metas é integrar preservação e valorização do patrimônio histórico com a dinâmica das cidades, utilizando o tombamento como instrumento de planejamento urbano e regional para o desenvolvimento urbano.
Com as reuniões, o Iphan também busca implantar outras ações para requalificação da paisagem urbana sem descaracterizar os valores históricos do conjunto arquitetônico e paisagístico de Ouro Preto. Para tanto, as normas de preservação e definição de unidades de planejamento, como vias preferenciais, áreas verdes, sistemas de visadas, quadras, entre outros, devem ser revisadas.
A audiência pública está aberta a toda comunidade, para que as normas de preservação sejam resultado não apenas dos estudos, mas também de debate com a sociedade organizada e a população em geral.
Fonte:
Iphan
Saiba mais sobre o Iphan no Portal Brasil
11/07/2010 23:43
Artigos Relacionados
Iphan promove debate público sobre normas de preservação para Ouro Preto
Iphan publica medidas para preservação do conjunto arquitetônico de Ouro Preto
Iphan lança novas normas para a preservação de Paraty (RJ)
Audiência pública discute proposta orçamentária em São José do Rio Preto
Começa audiência pública sobre normas para TV a cabo
CCT realiza audiência pública para discutir o descumprimento de normas da radiodifusão comunitária e educativa