Iphan realiza oficina sobre retração de cidades do Rio de Janeiro



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresenta, na quinta-feira (16), uma reflexão sobre cidades que sofreram intensas retrações, durante a 9ª edição das Oficinas de Estudos da Preservação. A palestra será realizada às 14h, no auditório da sede do Iphan, no Rio de Janeiro. O palestrante é o arquiteto urbanista Tadeu Monteiro, atuante em projetos de habitação de interesse social e em projetos arquitetônicos de equipamentos públicos.


O trabalho a ser apresentado é fruto de produção acadêmica, através de pesquisa realizada ao longo de um ano. O tema tem sido motivo de investigações e estudos por diversas áreas de conhecimento científico, tais como: economia, urbanismo, geografia, sociologia, história, administração pública, entre outras.


A primeira parte da palestra apresentará o suporte teórico que estabelecerá um paralelo sobre os postulados e fundamentos enunciados por diversos autores e pensadores que estudaram as estruturas que fundamentam a origem e o funcionamento das cidades. Na segunda parte serão analisados os casos de três municípios do estado do Rio de Janeiro que, em determinadas fases de suas histórias, sofreram intensos processos de estagnação econômica, marcando de forma arrasadora os seus ambientes urbanos. Serão estudados os casos dos extintos municípios de Estrela e São João Marcos e, como terceiro estudo de caso, a cidade de Paraty.


Mais informações pelo telefone da Assessoria de Educação Patrimonial do Iphan/RJ, (21) 2233-6777, com Maria Rosa Correia.


Fonte:
Iphan



15/09/2010 14:31


Artigos Relacionados


Caixa realiza oficina sobre microcrédito produtivo em comunidades do Rio de Janeiro

Ipea promove oficina sobre mobilidade em áreas tombadas pelo Iphan

Iphan realiza pesquisas sobre línguas faladas no Brasil

Iphan realiza evento sobre patrimônio imaterial em Sergipe

Iphan realiza encontro sobre declarações retrospectivas de bens do Patrimônio Mundial

Funarte promove oficina gratuita sobre acervos fotográficos no Rio de Janeiro