Iphan vai aumentar número de bens culturais protegidos no País



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inicia o ano de 2012 trabalhando na ampliação do número de bens culturais protegidos. Nas próximas quarta e quinta-feira (25 e 26), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural estará reunido em Brasília, na sede do Iphan, para avaliar as propostas de tombamento do Centro Histórico de Manaus, no Amazonas; de Oiras e Piracuruca, no Piauí; de Antonina, no Paraná, e o registro como patrimônio cultural do Ofício e dos Modos de Fazer as Bonecas Karajá.

No ano passado, o conselho consultivo aprovou o tombamento do Acervo do Museu do Trem, no Rio de Janeiro; dos centos históricos de Belém, no Pará, e de Jaguarão no Rio Grande do Sul. Também foi o ano em do tombamento do primeiro bem binacional: a Ponte Mauá, na cidade de Jaguarão (RS), que liga o Brasil ao Uruguai.

Em 2011 houve, ainda, a ampliação dos bens protegidos dentro do programa Roteiros Nacionais de Imigração, em Santa Catariana, passando de 48 para 61 o número de imóveis representativos do processo de imigração no estado que agora são protegidos pelo Iphan. No final do ano, o conselho aprovou também o registro com patrimônio cultural do Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão.

Para mais informações dos bens culturais, acesse o site do Iphan. 

 

Fonte:
Iphan



24/01/2012 20:29


Artigos Relacionados


Lista de bens culturais peruanos desaparecidos é divulgada pelo Iphan

Iphan avalia proposta de proteção para seis bens culturais

Governo quer aumentar número de médicos formados no País

Senadores querem política para aumentar número de médicos no interior do país

Iphan realiza encontro sobre declarações retrospectivas de bens do Patrimônio Mundial

Conselho do Patrimônio Cultural avalia 5 bens brasileiros que esperam tombamento pelo Iphan