Iris reivindica mais delegacias de proteção à mulher



A senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) manifestou sua preocupação com a crescente violência familiar no Brasil e conclamou os senadores a influírem, junto aos governadores, para a criação de mais delegacias de proteção à mulher. Ele informou que existem apenas 325 delegacias especializadas, para mais de 5.500 municípios brasileiros.

Para sustentar a relevância de sua proposta, Iris disse que é preciso desarmar a bomba da violência doméstica, porque ela contagia as ruas, escolas e locais de trabalho e diversão.

Iris de Araújo reconheceu que a simples repressão não resolve o problema da violência que tem raízes múltiplas e profundas. Mas a instalação de uma Delegacia da Mulher num município já começa a criar uma mudança de hábitos, uma transformação cultural, disse. A existência de uma delegacia especializada na proteção da mulher, disse a senadora, gera conversas e discussões, alertando a todos para a violência crescente dentro dos lares.

A senadora informou que em Goiânia a violência contra a mulher aumentou em quase 20% nos primeiros meses deste ano, quando foram registrados, na Delegacia da Mulher, 3.768 casos de agressão.

- Isto significa que, a cada hora que passa, uma mulher está sofrendo violência física, a maior parte das vezes, em sua casa - disse.

Iris de Araújo citou pesquisas segundo as quais um grande número, dentre os jovens criminosos, vem de lares onde a violência se faz presente. A senadora manifestou-se a favor de uma política mais rígida de segurança pública, mas advertiu para a necessidade da adoção de ações educativas de combate à violência, entre as quais se inserem as Delegacias da Mulher, que, afirmou, -contribuem para refrear impulsos anti-sociais-.

Em apartes, os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Leonel Pavan (PSDB-SC) e Paulo Paim (PT-RS) concordaram com a necessidade de se combater a violência dentro de casa, que vitima não somente as mulheres, mas também as crianças.



10/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo quer mais delegacias de atendimento à mulher para que Lei Maria da Penha funcione

Iris quer mais proteção para crianças e jovens

Delegacias da Mulher receberão R$ 13 mi este ano

Ministério da Justiça investe R$ 12,8 milhões em delegacias da mulher

Normas de atendimento em delegacias da mulher serão atualizadas 2ª.

Para Maria do Carmo, situação das delegacias da mulher é deprimente