Íris Resende registra escolha da cidade de Goiás como Patrimônio da Humanidade



Ao registrar a decisão tomada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), de reconhecer a cidade de Goiás como Patrimônio da Humanidade, o senador Íris Resende (PMDB-GO) afirmou que este é um momento histórico que representa a preservação da memória do município. Ele opinou que o reconhecimento da Unesco é uma grande conquista para Goiás, para o Centro-Oeste e o Brasil.

Íris Resende informou que a Unesco se reuniu em Paris para analisar 32 indicações feitas pelo Comitê do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos). "A cidade de Goiás foi a única referendada em toda a América Latina", ressaltou. Ele acrescentou que a proclamação do título está prevista para o início de dezembro, em Helsinque, capital da Finlândia.

O senador por Goiás registrou que o Movimento Pró-cidade de Goiás foi criado em 11 de novembro de 1998, envolvendo todos os segmentos da sociedade, como igrejas católicas e evangélicas, maçonaria, grupos de jovens, museus, escolas, clubes de serviços, Associação de Combate a Incêndio Florestal, Ordem dos Advogados do Brasil (subseção de Goiás), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a prefeitura do município e o governo do estado.

A solicitação formal que agora resulta na transformação de Goiás em Patrimônio Cultural da Humanidade foi feita pelo ex-governador e atual senador Maguito Vilela. Em seu pronunciamento, Íris Resende citou várias personalidades da cidade, como o escultor Veiga Valle, o escritor Hugo de Carvalho Ramos, o pintor Otto Marques, o artista plástico Siron Franco, a pianista Belkiss Carneiro de Mendonça, a doceira Sílvia Curado, a artista Goiandira do Couto, o fundador de Goiânia Pedro Ludovico Teixeira e o ex-senador Antônio di Ramos Caiado.

"Goiás é o berço de Cora Coralina, símbolo maior da cidade, a imortal poetisa que encantou o país com seus versos de pura simplicidade e beleza", comentou Íris Resende. Ele também destacou que a cidade foi fundada pelos bandeirantes em 1727. "A antiga capital do estado é um tesouro erguido no coração do Brasil", enalteceu o senador.

03/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE APROVA CIDADE DE GOIÁS COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

MAURO ANUNCIA QUE CIDADE DE GOIÁS PODE SER PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Maguito parabeniza cidade de Goiás Velho, candidata a Patrimônio da Humanidade

MAGUITO ANUNCIA QUE GOIÁS PODERÁ SER PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

MUNICÍPIO DE GOIÁS PODERÁ GANHAR TÍTULO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE

Patrimônio da Humanidade, cidade de Diamantina é homenageada com moeda