MAGUITO ANUNCIA QUE GOIÁS PODERÁ SER PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Lembrando que essa luta foi iniciada há três anos, quando governava o estado, o senador informou que, fundada em 1727, a cidade é uma das principais referências culturais e históricas do país. Também informou que, ao longo dos séculos, Goiás conseguiu manter as características da época colonial e, desde 1950, já é Patrimônio Histórico Nacional.
Se for declarada Patrimônio da Humanidade, acrescentou o senador, a cidade será a sétima a conseguir o título no país, passando a fazer parte de um grupo de pouco mais de 150 em todo o mundo contempladas com essa distinção. Ele pediu aos presidentes do Senado e da Câmara que se manifestem oficialmente a favor da concessão do título.
- A cidade de Goiás é hoje talvez a maior referência do Brasil Colonial. Sua arquitetura é única e apaixonante. É uma verdadeira relíquia do Movimento das Bandeiras preservado no coração do país - argumentou ele.
Maguito Vilela informou que uma primeira missão da Unesco visitou recentemente o município, ficando bem impressionada com a cidade. Em sua opinião, essa impressão inicial leva o povo goiano a acreditar que o título será concedido. "Se alcançarmos êxito, certamente será uma vitória não apenas de Goiás, mas da cultura nacional", afirmou ele.
20/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maguito parabeniza cidade de Goiás Velho, candidata a Patrimônio da Humanidade
Mauro e Maguito anunciam que Goiás Velho tornou-se Patrimônio Histórico da Humanidade
MUNICÍPIO DE GOIÁS PODERÁ GANHAR TÍTULO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE
MAURO ANUNCIA QUE CIDADE DE GOIÁS PODE SER PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
CRE APROVA CIDADE DE GOIÁS COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE
Íris Resende registra escolha da cidade de Goiás como Patrimônio da Humanidade