Iris Resende sugere plano de emergência para resolver situação das rodovias do país



O senador Iris Resende (PMDB-GO) alertou nesta terça-feira (6) para a necessidade de um plano de emergência voltado à recuperação das rodovias brasileiras, nos mesmos moldes do que foi elaborado para resolver a crise de energia elétrica. Segundo o senador, levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) constatou que quase 70% dos 45 mil quilômetros de estradas (representando as 70 ligações rodoviárias mais importantes do Brasil) foram classificados como deficientes, ruins ou péssimos.

Na opinião de Iris Resende, o Brasil não deve seguir o exemplo da Argentina, que cumpriu tudo o que os organismos financeiros internacionais recomendaram e continua numa situação difícil, próxima à completa falência.

- Não podemos repetir o erro da falta de investimentos em infra-estrutura, em energia elétrica, em rodovias para fazer superávit orçamentário e agradar às tais agências de classificação de risco, deixando deteriorar-se nossa malha viária - afirmou.

Iris Resende disse o resultado da pesquisa da CNT demonstra que o governo federal tem investido três vezes menos do que deveria para conservar a malha rodoviária. Ele lembrou que os recursos orçamentários destinados às estradas nos últimos cinco anos foram de R$ 1,5 bilhão no total, quando seriam necessários pelo menos R$ 1 bilhão por ano.

- Estamos assistindo à degradação das nossas rodovias prejudicando não apenas o setor de transportes de cargas, mas o conjunto da economia e da sociedade em geral, que depende de estradas para alcançar níveis satisfatórios de desenvolvimento e de qualidade de vida - disse o senador por Goiás.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) registrou que as péssimas condições das estradas brasileiras também facilitam o roubo de cargas. Ele lembrou que na CPI Mista do Congresso que está investigando o assunto, caminhoneiros relataram que as quadrilhas aproveitam o momento em que os motoristas são obrigados a diminuir a velocidade para ultrapassar um trecho esburacado e realizam assaltos.

A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) lembrou que as estradas têm tempo útil e existe um tempo determinado para sua recuperação. "Quando se deixa chegar ao ponto que chegou, o ônus aumenta, já que ao invés de um simples recapeamento é necessário asfaltar novamente", afirmou. Por sua vez, o senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) citou a importância da construção da ferrovia Norte-Sul para que o Brasil deixe de ser dependente exclusivamente da malha rodoviária para transportar sua produção.

O senador Alberto Silva (PMDB-PI) propôs que fosse acrescido, durante um ano, 6 centavos ao preço de cada litro de combustível. A renda, estimada em R$ 1,8 bilhão, seria suficiente, segundo o parlamentar, para recuperar todas as estradas deterioradas do país. Ele acrescentou que já apresentou a sua sugestão ao presidente Fernando Henrique Cardoso.

06/11/2001

Agência Senado


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