Iris sugere movimento popular pelo fim da violência no país



Dizendo estar angustiada com o crescimento e a banalização da violência no Brasil, a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) conclamou políticos e segmentos organizados da sociedade a iniciarem um grande movimento pela paz no país. Ela afirmou que, se a mobilização popular, com a juventude nas ruas com as caras pintadas, foi capaz de provocar o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, a população organizada também poderá decretar o fim da violência.

- Sinto que, de certa forma, há uma imobilização da sociedade, um engessamento. Os fatos acontecem com tanta velocidade que nos sentimos incapazes de tomar uma atitude. Estamos assistindo praticamente de braços cruzados a violência que vemos na televisão, ouvimos no rádio e testemunhamos na porta de nossas casas. São fatos que, em outros anos, não aceitaríamos e nos indignaríamos - afirmou Iris de Araújo.

Na opinião da senadora por Goiás, medidas concretas precisam ser tomadas para diminuir a violência no país. Ela destacou que a solução para o problema passa necessariamente por uma mudança no atual modelo econômico. Segundo Iris, muitas vezes o problema começa dentro da própria família, quando os filhos, vítimas da violência dentro de casa, são obrigados a fugir para as ruas, engrossando as estatísticas de menores abandonados.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH adere a movimento nacional pelo fim da violência contra as mulheres

Iris Resende sugere plano de emergência para resolver situação das rodovias do país

Paim elogia movimento masculino pelo fim da violência contra mulheres

Brasileiros precisam dar demonstração de patriotismo pelo país como fazem pela seleção, diz Iris de Araújo

Paulo Davim sugere carreira de Estado como solução para distribuir médicos pelo país

Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher intensifica campanhas pelo País