Iris Rezende presta homenagem ao ex-senador Pedro Ludovico Teixeira
A carreira política de Pedro Ludovico teve início em 1930, quando ele foi nomeado interventor federal no estado de Goiás por Getúlio Vargas. A partir de então, o político iniciou a sua cruzada no sentido de construir uma capital no Planalto Central.
Iris observou que a visão modernista de Pedro Ludovico percebia na construção da cidade a grande oportunidade de romper com o passado conservador e inserir aquele estado em um novo processo de modernização e de desenvolvimento econômico.
O senador afirmou que a população goiana orgulha-se da pujança de sua capital e venera o seu fundador, destacando Pedro Ludovico como um idealizador que abriu caminho para que um outro visionário acreditasse no mesmo sonho e conseguisse construir Brasília 20 anos depois.
Iris ressaltou ainda que Pedro Ludovico foi o impulsionador do MDB, hoje PMDB, em Goiás, e sempre defendeu a justiça, exercendo com dedicação, seriedade e dignidade três mandatos de senador. Ludovico teve sua carreira política interrompida quando, em 1969, os militares cassaram seu mandato de senador e suspenderam seus direitos políticos. O senador disse que o fundador de Goiânia foi um dos heróis da resistência democrática nos tempos da ditadura militar e defendeu, até o dia de sua morte, a democracia, o progresso e a justiça social. Iris Rezende apresentou à Mesa requerimento de inclusão do ex-senador nas coleções Grandes Vultos que Honraram o Senado e a História Constitucional do Brasil.
23/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
IRIS REZENDE PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA A IRON NASCIMENTO
Congresso Nacional presta homenagem ao professor Aloísio Teixeira
APROVADO VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR PEDRO TEIXEIRA
IRIS PRESTA HOMENAGEM A PAULO DE LIMA
IRIS PRESTA HOMENAGEM A PAULO DE LIMA
IRIS PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROFESSOR CLEBER GOUVEIA