Isenção de ISS para serviços relacionados à Copa pode ser votada na CE
Pode ser votado na terça-feira (20) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) projeto de lei que permite isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) a fatos relacionados à Copa do Mundo de 2014. O PLC 107/2012, do Executivo, seria votado na última semana, mas recebeu pedido de vista do senador Paulo Paim (PT-RS).
O pedido de vista veio após o parecer do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pela rejeição do projeto. O senador argumenta que a iniciativa é inconstitucional porque ainda não houve a fixação do percentual mínimo de incidência do ISS. Enquanto o assunto não for disciplinado por lei complementar, segundo o senador não é possível estabelecer alíquotas de menos de 2%, exceto para os serviços de construção civil.
A isenção do ISS foi um dos compromissos assumidos pelo Brasil para sediar a copa. Ainda assim, o senador afirmou que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) já obteve muitos outros benefícios para a realização de eventos esportivos no país. Para ele, a isenção do ISS prejudicará ainda mais as finanças dos municípios.
- Se o governo quer fazer cortesia, que faça com recursos próprios e não tirando dos municípios – afirmou Alvaro Dias logo após a leitura do relatório.
O projeto ainda terá de passar pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE), a quem caberá decisão terminativa. Se aprovado com modificações no Senado, voltará à Câmara dos Deputados.
16/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Isenção para produtos de material reciclado pode ser votada em fevereiro
MP que flexibiliza licitações para Copa pode ser votada nesta quarta
Lei Geral da Copa pode ser votada na quarta-feira
Estado anuncia incentivos para projetos relacionados à Copa 2014
Segurança da Copa das Confederações testará serviços para a Copa de 2014
Será votada em segundo turno isenção tributária para cadernos escolares