Itamaraty divulga agenda da visita de estado da presidenta Dilma na China



A presidenta Dilma Rousseff realizará visita de estado à República Popular da China na próxima semana. Em Pequim, na terça-feira (12), a presidenta manterá reunião com o presidente Hu Jintao, na qual será discutido o aprofundamento da Parceria Estratégica sino-brasileira, com foco na ampla agenda bilateral, em particular comércio, investimentos e ciência e tecnologia e em temas da agenda multilateral. 

Dilma Rousseff abrirá, no mesmo dia, o “Diálogo de Alto Nível Brasil-China em Ciência, Tecnologia e Inovação” e encerrará o “Seminário Empresarial Brasil-China: para além da complementaridade”, no qual é esperada a presença de numerosos representantes empresariais brasileiros e da China. 

Na quarta-feira (13), a presidenta manterá encontros com o presidente do Comitê Permanente da Assembléia Nacional Popular, Wu Bangguo, e com o primeiro-ministro Wen Jiabao. 

Por ocasião da visita de estado, deverão ser assinados atos bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia, defesa, agricultura, energia, educação, esportes, entre outras. No campo empresarial, serão celebrados atos nos setores de energia, telecomunicações e eletrônica. 

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com intercâmbio de US$ 56 bilhões em 2010, o que representou crescimento de 52,7% em relação a 2009. O saldo comercial foi favorável ao Brasil em 2010, em mais de US$ 5 bilhões. Em 2010, a China foi igualmente o maior investidor estrangeiro no Brasil.

 

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores



08/04/2011 18:04


Artigos Relacionados


Itamaraty divulga em nota visita do ministro da Coreia do Sul ao Brasil

Presidenta Dilma e primeiro-ministro da China querem ampliação de parcerias e relações com a América Latina

Presidenta Dilma visita a Arena da Amazônia

Patriota chega à China para organizar visita de Dilma em abril

Presidenta Dilma comenta visita de Obama em entrevista à TV portuguesa

Visita de Dilma Rousseff à China fortalecerá aliança com o Brasil, diz embaixador chinês