Ivo Cassol alerta para prejuízos causados pela pesca predatória
Em pronunciamento nesta quinta-feira (7) no Plenário, o senador Ivo Cassol (PP-RO) mostrou preocupação com a pesca predatória na bacia do rio Guaporé, em Rondônia. Ele declarou que, além da questão ambiental, a pesca predatória preocupa porque a falta de preservação pode atrapalhar o potencial turístico da região e acabar com o alimento de parte da população.
- Não estou, aqui, falando contra os pescadores, mas também não é justo, de maneira nenhuma, autorizarmos a pesca de rede da boca do Rio São Miguel para cima - argumentou o parlamentar.
A liberação da pesca de até 400 quilos de pescado por pescador profissional artesanal está prevista na lei estadual n° 2.363, de dezembro de 2010. O senador agradeceu à Assembléia Legislativa de Rondônia a realização de uma audiência pública para debater o tema no final de março, no distrito de Porto Rolim.
Em aparte, o senador Jayme Campos (DEM-MT) disse que muitos pescadores exploram a atividade sem nenhuma preocupação com o futuro. Para o senador, a ação governamental contra esse tipo de pescador tem de ser vigorosa.
07/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo já repassou R$ 111 milhões para reparar prejuízos causados pela seca na Bahia
CMA examina projeto para diminuir prejuízos ambientais causados por represas
Operação coíbe pesca predatória no Rio São Francisco
PESCA PREDATÓRIA É TEMA DE DEBATE NA TV SENADO
Pesca predatória ameaça Amazônia, diz Arthur Virgílio
TEBET DENUNCIA PESCA PREDATÓRIA NO MATO GROSSO DO SUL